Fux fulmina pretensão do PT. Candidatura de Lula é irregistrável
A candidatura de Lula é “irregistrável”.
O novo presidente do TSE, Luiz Fux, entrevistado por O Globo, foi categórico:
“O ordenamento jurídico brasileiro hoje é claro no sentido de que, incidindo naquelas hipóteses (da Lei da Ficha Limpa), o candidato é inelegível. Isso não significa dizer que o candidato pode se registrar e ter o pedido de registro indeferido. Ele é irregistrável. Ele não pode oferecer registro de candidatura. Essa é a percepção que nós temos. Sabemos também que há quem sustente que a Lei das Eleições permite uma candidatura sub judice (com recurso judicial). A negativa do registro pressupõe um registro. E o que nós entendemos, em um primeiro momento, é que essas duas correntes vão balizar a controvérsia: uma que entende que os candidatos fichas-sujas são irregistráveis. E outra que entende que ele pode recorrer (da negativa) do registro.”
A candidatura de Lula, portanto, nem vai chegar ao STF, porque será barrada antes disso.
O novo presidente do TSE, Luiz Fux, disse ainda para O Globo:
“O que pode marcar a minha gestão é manifestar, através dos nossos julgados, o nosso ideário de uma democracia limpa, de um processo eleitoral em que sejam banidas todas as infrações. Estou preparando as eleições para que essa festa democrática não tenha a participação de nenhum candidato ficha-suja. Nós vamos prestigiar sobremodo a Lei da Ficha Limpa.” (O Antagonista)(Cesar Weis)
Essa lei da “Ficha Limpa” foi criada por um manifesto popular e foi sancionada por Lula presidente. Toda lei é para ser cumprida. Dura lex sed lex.
Não é possível comentar.