Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MAMA MIA !!! : Janot diz ter provas suficientes para pedir prisão de Lula e Dilma

 

LULA E DILMA

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já tem provas suficientes para garantir que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a sua sucessora, Dilma Rousseff, operaram para barrar as investigações da Operação Lava Jato. A quebra do sigilo fiscal de Maurício Bumlai, filho do compadre de Lula José Carlos Bumlai, e-mails do Instituto Lula e registros telefônicos comprovam o conteúdo da delação do ex-senador Delcídio do Amaral. Todos estes documentos foram encaminhados por Janot ao Supremo Tribunal Federal. A papelada, segundo procuradores, prova que o ex-presidente foi o mentor da operação para tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Mostram também que o dinheiro entregue à família de Cerveró partiu das contas do filho de Bumlai e que os encontros com Lula narrados por Delcídio em sua delação, de fato, ocorreram. A robustez dos indícios colhidos coloca Lula mais próximo de ser condenado por obstrução à Justiça.

Em depoimentos, Delcídio do Amaral e seu chefe de gabinete, Diogo Ferreira, disseram a integrantes da Lava Jato que o ex-presidente Lula temia que Nestor Cerveró pudesse, em troca de redução de pena, narrar fatos que o comprometessem ou incriminassem seu compadre José Carlos Bumlai nos desvios da Petrobras. A operação para comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras acabou frustrada após o filho de Cerveró entregar às autoridades áudios de uma reunião em que Delcídio oferecia até um plano de fuga cinematográfico ao exterior para o ex-diretor da estatal, preso desde janeiro de 2015. A entrega das gravações foi, aliás, o primeiro passo para que Cerveró firmasse um acordo de delação premiada. Para desespero dos petistas, ele contou à Justiça que parte do seu crescimento profissional na estatal se deve à gratidão de Lula por serviços de corrupção prestados. Detalhou como tirou do papel uma operação ilícita de aluguel de navios-sondas pela Petrobras para quitar um empréstimo de R$ 12 milhões feito por José Carlos Bumlai, compadre do ex-presidente, com o Grupo Schahin.

E-mails comprovam cinco encontros entre lula e Delcídio. O plano de comprar
o silêncio de Cerveró teria sido articulado em uma destas reuniões
Os problemas do ex-presidente vão além. As investigações da Lava Jato dizem que ele possibilitou o Petrolão. Apuram também as supostas ocultações de um sito em Atibaia e de um tríplex no Guarujá. Os imóveis foram reformados por empreiteiras investigadas nos desvios da Petrobras. Em outra frente, a Polícia Federal deflagrou a operação Janus, na sexta-feira 20, para investigar parentes e pessoas próximas ao ex-presidente por suspeitas de receberem vantagens para auxiliar na obtenção de empréstimos do BNDES.

Outra tentativa de barrar a Lava Jato narrada pelo ex-líder do governo Delcídio do Amaral é alvo de um pedido sigiloso de investigação no Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria-Geral da República deseja aprofundar as denúncias do senador de que houve uma conspiração envolvendo a presidente afastada Dilma Rousseff, o então ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para livrar executivos. Segundo a delação, o Palácio do Planalto, em acordo com o presidente do STJ, Francisco Falcão, nomeou Marcelo Navarro Ribeiro para a Corte. Em troca, ele votaria pela liberdade de empreiteiros. Todos se dizem inocentes. No cargo, Marcelo Navarro Ribeiro se posicionou favorável à soltura de executivos da Andrade Gutierrez, mas acabou derrotado. Um fato que corrobora as acusações de Delcídio e coloca em dúvida a isenção de integrantes dos principais poderes da República.

Fonte: Isto É

Créditos: Pedro Marcondes de Moura

1 comentário em “MAMA MIA !!! : Janot diz ter provas suficientes para pedir prisão de Lula e Dilma”

  1. É , esse Janot, é um ótimo procurador, é triste saber que o mandato dele vai acabar e vão colocar um cone no seu lugar e baixar o fogo da Federal.
    Afinal, os que estão no poder são corruptos, assim como os petistas, mas não são burros de da tiro no próprio pé.
    Eu queria ver Janot, na cola da turma de Cássio.

Não é possível comentar.