Centroavante decide com um gol em cada tempo e ajuda na classificação uruguaia; do outro lado, Cristiano Ronaldo fez partida abaixo do seu nível

O Uruguai está nas quartas de final da Copa do Mundo . A seleção sul-americana derrotou Portugal , neste sábado, em jogo que aconteceu no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi, por 2 a 1, e segue viva em busca do terceiro título mundial de sua história, com dois gols de Edinson Cavani. Do outro lado, Cristiano Ronaldo se despede de sua possível última Copa com atuação apagada.

Cavani marcou dois gols na vitória do Uruguai sobre Portugal e ajudou na classificação às quartas

Divulgação/Fifa

Cavani marcou dois gols na vitória do Uruguai sobre Portugal e ajudou na classificação às quartas

Cavani marcou seu primeiro gol aos seis minutos do primeiro tempo. Pepe empatou para Portugal aos nove minutos da etapa final, mas o centroavante camisa 21 fez o segundo dele e do Uruguai aos 16 minutos. Agora, nas quartas de final, que acontecerá em Níjni Novgorod, a seleção uruguaia irá enfrentar a  França, que venceu a Argentina mais cedo por 4 a 3. O duelo está marcado para a próxima sexta-feira, dia 6, às 11h.

O jogo

O homem do jogo
Divulgação/Fifa

O homem do jogo

A primeira chance da partida foi de Portugal. Logo aos dois minutos, Cristiano Ronaldo passou por dois marcadores e a bola sobrou para João Mário. Ele cruzou e Bernardo Silva cabeceou bem, mas por cima do gol. Aos cinco minutos, Cristiano Ronaldo tabelou com Bernardo Silva e bateu de primeira da entrada da área, mas Muslera defendeu.

Um minuto depois, o Uruguai saiu em velocidade com Cavani, que inverteu para Suárez. O atacante dominou, ajeitou e cruzou no segundo pau. Lá chegou Cavani por trás da zaga e cabeceou para o fundo das redes. Um golaço de cabeça do atacante uruguaio.

Aos dez, Portugal respondeu em cobrança de escanteio em que José Fonte subiu mais que Vecino e cabeceou cruzado, mas para fora. Dois minutos depois, Cristiano Ronaldo tentou chute após puxar da esquerda para o meio, mas foi travado. Aos 22, Suárez foi derrubado na intermediária e o árbitro marcou falta.

Ele mesmo foi para a cobrança e bateu rasteiro. A bola passou no meio da barreira, que abriu e Rui Patricio caiu para salvar Portugal. Aos 30, foi a vez de Cristiano Ronaldo ter chance em cobrança de falta, mas ele carimbou a barreira.

 

No último lance do primeiro tempo, após um chutão, Cavani conseguiu dominar, deixar João Mário para trás e bater, mas ele mandou para fora.

O segundo tempo começou com Portugal tocando a bola e estudando o Uruguai para encontrar a melhor forma de buscar o empate. Aos nove minutos, ele veio. Seleção europeia cobrou escanteio curto, Guerreiro cruzou e Pepe subiu sozinho entre os zagueiros, que se preocuparam com Cristiano Ronaldo, e cabeceou firme, sem chances para Muslera, para deixar tudo igual em Sochi.

Aos 16 minutos, Muslera deu chutão, Pepe não afastou e a bola sobrou para Nández. Ele dominou e viu Cavani sozinho pelo lado esquerdo. O atacante, que já havia marcado o primeiro, bateu de primeira com a chapa do pé sem chances para Rui Patrício, que estava mal posicionado. Um lindo gol do Uruguai.

Cristiano Ronaldo foi mal na derrota de Portugal para o Uruguai
Divulgação/Fifa

Cristiano Ronaldo foi mal na derrota de Portugal para o Uruguai

Depois de tomar o segundo, Portugal voltou a pressionar na base dos cruzamentos, mas sem sucesso. Uma boa chance aconteceu aos 24 minutos, quando a bola foi lançadam Muslera não conseguiu encaixar e Bernardo Silva bateu na sobra, sem goleiro, mas por cima do gol. Aos 28, o centroavante artilheiro precisou ser substituído por sentir lesão

Aos 31, Quaresma cobrou escanteio em direção a Cristiano Ronaldo, que não desviou. A bola então sobrou para Guerreiro do outro lado, ele emendou de primeira, mas mandou por cima do gol. Três minutos depois, Bernardo Silva foi lançado, chegou até a linha de fundo e tentou bater para o meio, mas defesa afastou.

Aos 40 minutos, Portugal chegou de novo, desta vez com Manuel Fernandes, que bateu da entrada da área, mas Muslera defendeu sem problemas. No fim, a seleção portuguesa foi pra cima com tudo que podia, inclusive com seu goleiro. Mas não adiantou muito. Aos 52 minutos, o árbitro encerrou a partida com vitória para o Uruguai , que está nas quartas de final da Copa do Mundo.