Além das crenças religiosas, ao longo da história tragédias e desastres que aconteceram na sexta-feira 13 reforçaram a ideia de que o dia traria azar

    A sexta-feira 13 é tradicionalmente conhecida como o dia mais azarado de todos. Existe até um nome para quem tem medo da sexta 13: paraskevidekatriafobia. A data é a junção de duas coisas que por si só já são associadas ao azar. O número 13 é considerado um número de azar e infortúnio. Em comparação com o número 12, que é considerado “completo”, o 13 é sempre visto como irregular. Já a sexta-feira ganhou sua fama de dia de azar porque, segundo a Bíblia, foi o dia em que Jesus foi crucificado. 

     

    Por serem associados à sexta-feira 13, grupos de proteção aos animais alertam para o cuidado com gatos pretos na data
    Reprodução/Twitter

    Por serem associados à sexta-feira 13, grupos de proteção aos animais alertam para o cuidado com gatos pretos na data

    Para o cristianismo, a desconfiança com relação à sexta-feira 13 remonta às religiões pagãs. Acredita-se que a sexta-feira tenha recebido seu nome em inglês (Friday) em homenagem à deusa nórdica Frigga. Para os cristãos, essa figura representava uma ameaça à religião, que era controlada por homens, e por isso os padres a caracterizaram como bruxa. A lenda diz que Frigga também se reunia com doze outras bruxas, consagrando-se a 13ª do círculo. 

    Apesar de o 13 ser considerado azarado hoje em dia, em culturas antigas ele já foi associado a sorte e sacralidade. Na cultura egípcia, por exemplo, o número estava ligado à morte no sentido de renascimento e transformação. Essa conotação permaneceu, mas culturas que enxergam a morte de forma negativa se apropriaram do significado e associaram o número à má sorte.

    Acidente de avião de time de rúgbi uruguaio que caiu nos Andes ocorreu no dia 13 de outubro de 1972, uma sexta-feira
    Reprodução/ Walt Disney Studios

    Acidente de avião de time de rúgbi uruguaio que caiu nos Andes ocorreu no dia 13 de outubro de 1972, uma sexta-feira

    Há quem argumente que a sexta 13 é o dia reservado para tragédias e eventos desastrosos. O Grande Dilúvio teria ocorrido numa sexta-feira treze. Em 1972, um avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi caiu nos Andes em uma sexta-feira treze. No Brasil, o AI-5, decreto que enrijeceu a censura e institucionalizou a tortura durante a ditadura militar, foi promulgado em 13 de dezembro de 1968, uma sexta-feira.

    Tradicionalmente, alguns elementos conhecidos como azarados, são associados à sexta-feira 13. O gato preto é normalmente associado ao mau agouro, mas na sexta-feira 13 é bastante procurado para rituais de magia negra. Conforme a data se aproxima, grupos de proteção aos animais alertam para que donos de gatos pretos cuidem de seus animais para que eles não sejam usados nesses rituais.