Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Você sabe que dia é hoje? Veja então a nossa homenagem

 

Voce sabe que dia é hoje?

Em 22 de abril de 1945, um ja reduzido grupo de 22 pilotos de caça da FAB decolou numa pista de lama da itália para realizar 44 missões individuais de ataque contra os nazistas,pilotando caças P 47 thunderbolt. Das 8 da manhã ate às 17 horas, fustigaram posiçoes alemãs e destruíram 100 alvos (pontes , linhas de trem, locomotivas, tanques / peças de artilharia, depósitos de armas, etc). Ao final do dia, apenas uma aeronave não voltou, visto que o tenente Coelho foi derrubado por fogo inimigo e só foi encontrado meses depois após o fim da guerra.
Por este dia e pelas outras 6000 horas de voo em combate na 2 guerra, o 1 grupo de aviaçao de caça da FAB tornou-se a terceira unidade estrangeira a receber a Citação Presidencial de Unidade, mais alta comenda militar dos Estados Unidos, em 1986, por ordem do Presidente Reagan.
Aos guerreiros dos céus do passado, por seu espírito de luta e comprometimento, registro meu agradecimento pelo esforço na luta contra a tirania nazista. Seus atos inspiram os caçadores do presente no cumprimento do dever de defender a soberania de nosso espaço aéreo.
Parabéns pelo dia da aviação de caça ! Parabéns esquadrão Senta a Pua.

1 comentário em “Você sabe que dia é hoje? Veja então a nossa homenagem”

  1. O que estão esperando para tomar uma providência contra Rodrigo Mauá, qual a diferença dele para Hitler, quem souber que me diga, pois não vejo nenhuma.

Não é possível comentar.