Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Veja o que mais irritam os canhotos num mundo feito para os destros

Ter habilidade com a mão esquerda traz vários obstáculos para o dia a dia, como utensílios de cozinha e bolso de camisa; em contrapartida há inúmeras vantagens em ser canhoto

Ser canhoto já foi muito mais difícil do que apenas driblar os pequenos obstáculos do cotiano. Ao longo da História, a pessoa mais habilidosa com mão esquerda do que com a direita já foi relacionada à bruxaria, à má sorte e sofria prenconceito em quase todas as culturas.

A medicina moderna ajudou a derrubar as ideias falsas e provou as muitas vantagens que essa minoria da população tem. Estima-se que 10% das pessoas em todo o mundo são canhotas e que elas se superam dos destros em vários aspectos. No Dia Internacional do Canhoto, comemorado nesta quinta-feira (13), listamos 10 vantagens de ser habilidoso com a mão esquerda encontradas no site britânico Anything Left-Handed:

Bom no esporte – Como os atletas são destros na grande maioria, eles não estão acostumados a lidar com quem usa o lado esquerdo e acabam surpreendidos por golpes, lances e chutes de onde não esperam.

Verdadeiro gênio – Canhoto tem chance maior de ser gênio ou de ter QI alto. Pesquisadores ainda não sabem o motivo, mas especula-se que isso acontece porque o canhoto é obrigado a usar os dois lados do cérebro com mais frequência do que o destro, fazendo com que processe mais facilmente uma grande quantidade de informações.

Mais rico – De acordo com estudos, os homens habilidosos com a mão esquerda que frequentaram a universidade ganham 13% mais do que os colegas destros. Curiosamente, os resultados são bastante diferentes para as mulheres, já que as canhotas ganham 5% menos do que as destras.

Boa visão subaquática – Por mais estranho que possa parecer, um dos benefícios de ser canhoto é ver melhor do que os outros quando está debaixo d’água. Embora essa vantagem não seja tão relevante para a maioria das pessoas, pode ser útil para quem gosta de nadar.

Raciocínio rápido – Outra vantagem de ser canhoto é pensar com mais agilidade e ter facilidade em ser multitarefa. Pesquisadores descobriram que os dois lados do cérebro trabalham mais rapidamente em quem é hábil com o lado esquerdo.

Boa memória –  Alguns canhotos têm a memória mais aguçada. No entanto, tal característica não é unanimidade entre eles; estudos recentes sugerem que aqueles que vêm de famílias de canhotos tendem a ter memórias mais potentes.

Nerds dos games –  Uma pesquisa mostrou que os canhotos têm mais estímulos tornando-os naturalmente melhor na hora matar zumbis, jogar tênis virtual ou lutar contra alienígenas no mundo dos videogames.

Melhor recuperação – Canhoto vítima de derrame cerebral pode recuperar-se mais rápido do que uma vítima destra. Pesquisadores acreditam que isso aconteça porque o canhoto é mais capaz de aprender a usar a mão não dominante e por isso seria mais fácil se recuperar de um acidente vascular cerebral que prejudica uma parte do cérebro.

Criativo – O canhoto tem mais facilidade com o visual do que com a linguagem, e essa característica é comum aos artistas. Na lista de grandes nomes da arte que são canhotos estão Leonardo da Vinci, Michelangelo, Raphael e Rembrandt.

Bom no volante – Uma pesquisa feita em uma autoescola descobriu que 57% dos canhotos conseguiram passar pelo exame de condução na primeira tentativa contra os 47% destros.

1 comentário em “Veja o que mais irritam os canhotos num mundo feito para os destros”

Não é possível comentar.