Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Vazão para Monteiro sobe para 4,5m³/s após reservatório de Campos atingir cota

Vazão para Monteiro sobe para 4,5m³/s após reservatório de Campos atingir cota

O senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB) anunciou neste domingo (26) através de suas redes sociais que a vazão para Monteiro irá aumentar nos próximos dias. De acordo com o senador, o reservatório de Campos, na cidade de Sertânia, em Pernambuco, atingiu a sua cota.

A partir de agora deverá ser aberta a ensacadeira, o que fará com que a vazão para a cidade paraibana de Monteiro suba para 4,5 m³/s. Atualmente a vazão para Monteiro era de 2 m³/s.

De acordo com informações do Ministério da Integração, a sexta estação de bombeamento do Eixo Leste da transposição é composta de duas motobombas, mas apenas uma delas está operando, em fase de testes. Cada bomba tem capacidade para liberar uma vazão de 4,5 m³/s, o equivalente ao volume necessário para atender a uma população de cerca de 2 milhões de pessoas e suficiente para que a água do Rio São Francisco chegue ao Açude de Boqueirão.

O Ministério da Integração Nacional esclarece, ainda, que a liberação da vazão completa da motobomba em operação só pode ser feita após o processo de enchimento dos reservatórios pernambucanos, que ficam após a estação.

A expectativa é de que seja entregue 9m³/s de água no prazo de 15 dias quando os dois conjuntos de motobombas estiverem funcionando simultaneamente.

O Ministério da Integração Nacional não informou sobre a previsão de quando a outra motobomba deve começar a funcionar nem estipulou um prazo para que a água da transposição chegue ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

 

4 comentários em “Vazão para Monteiro sobe para 4,5m³/s após reservatório de Campos atingir cota”

    1. O dono dessa obra é o povoe não partido político
      Cássio como representante do Estado da Paraíba pode sim participar como cobrar que a vazão das aáguas esteja ceerta.
      Sobre a integração do São Francisco recomendo um video me Marcondes Gadelha que conta toda a história da transposição.

  1. Que venha água por baixo e por cima será sempre bem vinda. A de baixo com Paiiiss que não acabam a de cima só um que o Pai todo poderoso, claro com um gerente das torneiras chamado Pedro.

Não é possível comentar.