Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Vaqueiros da PB vão liderar protesto em Brasília e cobrar legalização da vaquejada

Walter Trigueiro concedeu entrevista à RCTV

Mais de 500 vaqueiros, com seus respectivos cavalos, e uma estimativa de um comboio de 100 caminhões, participam no próximo dia 25 de uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Eles vão pressionar os senadores a aprovar um projeto de lei que tramita no Congresso e que reconhece o rodeio e a vaquejada como patrimônio imaterial artístico e cultural do país. Confira abaixo vídeo do Portal com a cobertura da manifestação da categoria realizada nesta terça-feira (11).

Na prática, o projeto regulamenta essas competições em todo o país. A ideia da manifestação, como a realizada nesta terça, partiu de entidades paraibanas. Em Brasília, nomes como Ivete Sangalo e Mano Walter, além de grupos como Arreio de Ouro e Mastruz com Leite são esperados, em defesa da regulamentação da vaquejada.

Em entrevista ao programa 27 Segundos, da RCTV (emissora por assinatura do Sistema Correio de Comunicação), o presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores da Paraíba, Walter Trigueiro Júnior, um dos organizadores dos protestos desta terça em João Pessoa, a ideia se espalhou por grupos de WhatsApp e ganhou toda a região Nordeste. Em mais de 120 cidades foram registradas manifestações em apoio à vaquejada e contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou inconstitucional uma lei do Ceará que regulamentava a competição.

Na Assembleia Legislativa da Paraíba foi realizada uma audiência pública, quando vários deputados manifestaram apoio às vaquejadas. A manifestação, segundo os organizadores, reuniu cerca de 500 vaqueiros com os seus cavalos.

Na Paraíba, cerca de 100 mil pessoas estão ligadas direta ou indiretamente à vaquejada. Numa competição como a da Maria da Luz, há uma movimentação de R$ 3 a R$ 4 milhões, de acordo com os dados de Trigueiro. A vaquejada começa na quinta-feira (13) e vai até o domingo. Esta vaquejada é um das etapas do campeonato nacional. Já foram solicitadas mais de 1,3 mil senhas, que garantem a inscrição para a competição.

Apesar da declaração de inconstitucionalidade da lei do Ceará, o que para muitos juristas dá repercussão nacional, proibindo a realização de vaquejadas, está mantido na íntegra o calendário dessas competições no território paraibano, até o final do ano. Em todos os finais de semana ocorrerão vaquejadas em diferentes municípios do estado.

Walter Trigueiro disse que cinco mil vaquejadas são realizadas em todo o Brasil. “São mais de 700 mil famílias que dependem das vaquejadas. Em momento algum tivemos conhecimento sobre pesquisa que o Supremo tenha realizado sobre a vaquejada”, observou.

Os 100 caminhões devem sair da Paraíba no dia 22, em direção à Brasília. “Os caminhões sairão em comboio da Paraíba e, em cada estado que passarem, receberão adesão dos participantes de vaquejadas”, disse Trigueiro Júnior. Na opinião deles, vaqueiros nordestinos receberam a decisão do STF como mais uma discriminação contra a região.

No Senado Federal tramita o projeto de lei que eleva o rodeio e a vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. O projeto é de autoria do deputado federal Capitão Augusto (PR-SP). Já tramita na Comissão de Cultura e Esportes do Senado, tendo como relator o senador Otto Alencar (PSD-BA). A comissão é presidida pelo senador Romário (PSB-RJ). Dos paraibanos, tem apenas o senador Raimundo Lira (PMDB).

Confira vídeo do Portal:

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br,/VAVADALUZ

2 comentários em “Vaqueiros da PB vão liderar protesto em Brasília e cobrar legalização da vaquejada”

  1. Quem se lasca sao mesmo os indefeso,nao tem quem falem por eles.E por isso que qundo vem um gastigo,esses desumanos pergunta 😮 que foi que eu fiz.E claro,que Ivete e Mano Walter estao defendendo esta desumanidade,eles nem veem os mautratos dos animais,por que estao ganhando dinheiros la em cima do palco acusta dos coitados dos INDEFESO.Se isso fosse esporte de pobre,voces da imprensa nao estavam divulgando.

  2. Muito pertinente o comentário do Deputado João Gonçalves, os seres humanos estão morrendo diariamente, nos hospitais ou fora deles, por falta de assistência médica, falta de remédio, falta de exames, pessoas assassinadas por criminosos diariamente, e não vemos nenhuma entidade dessas se manifestar a favor da vida humana. A vaquejada faz parte de nossas raízes, nossa história, nossa cultura e é uma tradição do povo nordestino. Devemos entender essa proibição como uma das muitas leis criadas recentemente, por um governo anti-democrático, baseado nos moldes totalitários do Leste Europeu e mais algumas ditaduras mundo afora, ou seja, (comunista), onde o governo é quem decide o que o cidadão pode e o que não pode fazer, ou seja, é o governo quem “manda na vida do cidadão”. Não queremos isso para nosso país. Hoje proíbem as vaquejadas, amanhã os rodeios, depois os esportes praticados com cavalos, porque o cavalo é chicoteado para correr, etc. NÃO, NÃO QUEREMOS GOVERNO “INTERFERINDO NA VIDA DOS CIDADÃOS”, fora com todas as leis Petistas, aprovadas por um Congresso Comprado por propina desviada da Petrobras, BNDS e muitos outros. Defensores da vaquejada, sigam em frente, se eles estivessem realmente preocupados com vidas, estariam preocupados com o ser humano, com as famílias que estão sendo destruídas, e com isso não estão; sigam em frente com sua luta, é legítima, vocês estão certos sim, em frente, Nordeste sempre..

Não é possível comentar.