Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Uma voz lúcida dentro da Suprema Corte , Nunes Marques diverge de Barroso e declara: “Voto auditável é preocupação legítima do povo brasileiro”

Em dura nota, Nunes Marques diverge de Barroso e declara: “Voto auditável é preocupação legítima do povo brasileiro”

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, emitiu uma nota onde admite a legitimidade do pedido do voto impresso auditável e afirmou que respeitará a decisão do Congresso Nacional.

“O Ministro Nunes Marques, do STF, reconhece que o debate acerca do voto auditável se insere no contexto nacional como uma preocupação legítima do povo brasileiro e que Sua Excelência, na condição de Juiz, respeitará a expressão da vontade popular a ser externada pelo Congresso Nacional, foro adequado para tais debates, seja mantendo ou alterando a sistemática de votação e apuração de votos, nos termos da Constituição”, diz um trecho da nota.

Na nota, o ministro ainda afirma não ter sido consultado sobre a nota emitida por ministros e ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última segunda-feira (02), em que defendem o sistema de votação atual, e lembra que não é membro daquela instituição:

“Em atenção a questionamentos, o Ministro Nunes Marques esclarece, a respeito da nota pública do Tribunal Superior Eleitoral, o seguinte: o Ministro Nunes Marques não foi consultado previamente em nenhum momento a fim de que pudesse concordar, ou não, com o teor da nota publicada pelo TSE, esclarecendo, por oportuno, que não compõe e ainda não chegou a compor essa Corte Superior”, afirmou Nunes Marques.

Uma voz lúcida dentro da Suprema Corte…

1 comentário em “Uma voz lúcida dentro da Suprema Corte , Nunes Marques diverge de Barroso e declara: “Voto auditável é preocupação legítima do povo brasileiro””

  1. Claro que é um direito do povo brasileiro ter a confirmação não só pela foto e sonzinho na urna eletrônica, mas também pelo sufrágio impresso. O que é o obvio, é como se comprasse no cartão e você não tivesse direito ao cupom, e ainda mais não ter como conferir no extrato. Se estamos vivendo um período de transparncia, hoje o prefeito tem divulgado: a folha de pagamento, o salário dele, quanto entra de fpm, e muito mas. E por que temos que confiar na urna ??? E se der problemas, posso pedir recontagem de votos, claro que não. A urna é infalível. Imagine só, no Brasil tem desvio de recurso por todo lado, porem a urna, esta não. Acredite, é infalível. Tive o cuidade de saber quantas urnas existem. Fonte : https://www.tse.jus.br/o-tse/cultura-e-historia/o-tse/sede-atual/videos-nova-sede/deposito-de-urnas ,Pois bem 500 mil urnas para uso nas eleiçoes. Mas existe a conferencia, claro por amostragem. Veja a fonte : https://www.tse.jus.br/eleicoes/urna-eletronica/seguranca-da-urna/carga-das-urnas …. pois é isto mesmo, 3% de amostragem, ou seja, 15.000 urnas são conferidas de forma aleatória. O resto, pode confiar, não dá para entender. Eu só acho que tem alguém com interesse.
    Mais uma fonte : https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/09/29/dilma-veta-doacao-de-empresas-a-politicos-e-impressao-de-votos ,
    TEXTO DA MATERIA :Foi também vetada parte do PL 5.735/2013 (PLS 75/2015 no Senado) que previa a impressão dos votos. O texto estabelecia que, no processo de votação eletrônica,  a urna imprimiria o registro de cada voto, que seria depositado em local lacrado, sem o contato manual do eleitor. Fonte: Agência Senado. POIS É ISTO MESMO, FOI APROVADO EM 2015, MAS A PRESIDENTA DILMA ALEGOU NÃO TER RECURSO FINANCEIRO PARA IMPLANTAR. GASTARIA 1,8 BILHÕES PARA IMPLANTAR. Hoje BOLSONARO diz que tem o dinheiro para bancar a despesa. E agora todo mundo contra ? Não dá para entender, e como se hoje rejeitássemos e freio ABS, já que existe o freio. Para que esta nova tecnologia de ABS ? Onde há fumaça ????? Vamos ver o que vai dar ….

Não é possível comentar.