Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

UM MERGULHO NA HISTORIA (Wilton Cesar Leitão)

 

UM MERGULHO NA HISTORIA (Wilton Cesar Leitão)

O projeto, segundo a SUPLAN, custou cerca de “85 mil cruzeiros novos” e a obra total foi orçada em aproximadamente 10 milhões de cruzeiros novos. A preocupação com o conforto ambiental que era ponto forte abordado por Bernardes na construção, com os apartamentos de frente voltado para o mar, propunha o aproveitamento da ventilação natural, não
prevendo assim, a instalação de ar-condicionado.
Certamente na atualidade não se permitiria a sua construção, por ter sido construído na área de Marinha. Na época João Pessoa não possuía ainda o seu Plano Diretor, que só veio a existir em 1974. Portanto, não havia ilegalidade na sua edificação. Hoje os ambientalistas se insurgiriam contra por considerá-lo uma agressão à natureza.
A inauguração aconteceu na noite do dia onze de setembro de 1971, com uma festa em que só participaram personalidades convidadas. O povo não teve acesso, o que se entendia como conveniente para preservar a sua estrutura física. Não era um evento adequado à participação popular. Presentes o Governador que concluiu a obra, Ernani Sátyro, e o governador, que deu início e teve a idéia da sua construção, João Agripino. O hotel conta, por isso, com duas placas comemorativas de inauguração. Nessa noite o cinema, também inaugurado, exibiu o filme “O Aeroporto”.
Na véspera, os novos proprietários do hotel, ofereceram um almoço às autoridades. Ocorreu um fato que causou certo constrangimento. O Padre Zé Coutinho teria sido barrado à entrada do restaurante. Ao tomar conhecimento do que acontecera, o governador Ernani Sátyro manifestou seu desagrado e comunicou a decisão de levar o sacerdote que havia sido impedido de comparecer ao almoço, para a solenidade de inauguração, e que seria ele o responsável pela bênção religiosa do hotel, mesmo com a presença do arcebispo Dom José Maria Pires. Essa foi forma que a principal autoridade do Estado encontrou para desagravar o Padre Zé.(foto sem definição.Texto fragmentado do Artigo de Rui Leitão,no site WSCOM.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Foto de janeiro de 1971, meses antes da sua inauguração.
Obra arquitetônica de Sergio Bernardes.
FONTE FACEBOOK

1 comentário em “UM MERGULHO NA HISTORIA (Wilton Cesar Leitão)”

Não é possível comentar.