Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Transplante de útero está sendo estudado para que homens transgêneros possam engravidar

Transplante de útero está sendo estudado para que homens transgêneros possam engravidar

Não, o título dessa notícia não está errado, tudo se trata do avanço da ciência e das possibilidades que ela nos apresenta. Antigamente era incogitável falar que um homem em algum dia na história dos seres humanos pudessem engravidar, mas a cada dia que se passa, essa possibilidade está se tornando real e próxima.

 

Um grupo de pesquisadores anunciaram que estão buscando maneiras de proporcionar a gravidez em pessoas nascidas como homens. O anúncio foi feito logo após a grande repercussão do nascimento de uma criança no Reino Unido, que foi gerada no útero de uma mulher que vem fazendo a transição de gênero para ser, legalmente, um homem.

Os pesquisadores contaram que, em breve, homens que se identificam como mulheres poderão engravidar, se forem submetidos a um tratamento complexo. A equipe de pesquisadores são da Universidade de Liverpool, e está se dedicando ao estudo dos “procedimentos de transplante de útero”.

Segundo os pesquisadores, pessoas transgêneros nascidas como homens poderão sustentar uma gravidez em sua totalidade. A ideia está tão fixada no meio médico que, profissionais do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido contaram que, uma vez a pesquisa finalizada, os transplantes serão patrocinados com dinheiro público, representando para eles “a igualdade consagrada na lei”.

 

O chefe da equipe de pesquisadores da Universidade de Liverpool, Dr. Amel Alghrani, contou que os procedimentos de “transplante de útero” é uma possibilidade real, explicando que poderia ajudar não só mulheres transgêneros a ter filhos, mas também homens homossexuais e heterossexuais que “desejam experimentar as alegrias de levar uma criança”.

 

O caso é bastante polêmico tanto no Reino Unido, como em todo o mundo, mas os estudos já estão bem avançados, não tendo data definida para os primeiros transplantes ainda, mas com a esperança de que em breve ocorrerá. Informações e fontes

1 comentário em “Transplante de útero está sendo estudado para que homens transgêneros possam engravidar”

Não é possível comentar.