Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SURURU FORMADO : Renan quer avacalhar a Justiça no País

Tropa de choque de Renan Calheiros decidiu ignorar decisão de ministro da Suprema Corte do País para defender o todo poderoso presidente do Senado

Renan Calheiros desprezou o Judiciário ao decidir ignorar decisão de ministro do Supremo Tribunal Federal
Marcos Oliveira/Agência Senado – 7.10.2014

Renan Calheiros desprezou o Judiciário ao decidir ignorar decisão de ministro do Supremo Tribunal Federal

O senador Renan Calheiros reafirmou nesta terça-feira (6) seu desprezo pela Justiça de nosso País. Escoltado por um grupelho de senadores que sempre viram nele uma figura a proteger seus semelhantes dos braços do Judiciário, o peemedebista optou por desprezar uma decisão expedida pela Suprema Corte do País.

Renan Calheiros é réu em ação penal que tramita no próprio STF, acusado pela Procuradoria-Geral da República de cometer o crime de peculato, que é sinônimo de desvio de dinheiro público – aquele que você e eu pagamos em impostos. Quando foi levado à condição de réu, na semana passada, Renan divulgou uma nota dizendo que “permanece confiante na Justiça”.

O polido discurso, no entanto, não passa de mera demagogia. A prova se deu nesta terça-feira.

Após o ministro do STF Marco Aurélio Mello decidir – liminarmente, pondere-se – afastar Renan da presidência do Senado, o cacique do PMDB fez birra e protagonizou um espetáculo duplamente lamentável.

Primeiro, tal qual uma criança a fugir do enfermeiro que tenta aplicar-lhe uma injeção, Renan se escondeu na residência oficial para não ser notificado pelo oficial de Justiça sobre a decisão de Marco Aurélio. Uma cena patética que não condiz em nada com a postura que a sociedade espera de um senador da República.

Mas o completo avacalhamento da Justiça brasileira foi coroado durante esta tarde. Renan e sua tropa de choque assinaram um ‘documento’, se assim podemos dizer, decidindo que o Senado iria simplesmente ignorar a decisão judicial!

No mencionado ‘documento’, os aliados do “presidente quase-afastado” do Senado elencam 11 razões para a decisão. Isso quando apenas uma já bastaria: os senadores querem manter os políticos sob a condição de intocáveis.

Não fosse o bastante o desfiguramento absurdo promovido pelos deputados no pacote de medidas anticorrupção na semana passada, mais uma vez a classe política dá provas de que despreza os anseios de seu Povo. Dá provas de que vai espernear a cada vez que alguém ‘ousar’ atacar seus privilégios.

Pela segunda vez no ano, o STF decide afastar o presidente de uma Casa do Congresso Nacional. Da primeira, o hoje preso Eduardo Cunha reuniu a pouca decência que lhe restava para acatar a decisão. Desta vez, nem isso Renan se deu ao trabalho de fazer.

É recorrente na literatura jurídica um ditado que versa o seguinte: “Decisão judicial não se discute, cumpre-se!”.  Na literatura dos nossos senadores e de Renan Calheiros, no entanto, essa assertiva foi mais uma vez distorcida para: “Decisão judicial não se discute, contorna-se!”.

Fonte: Último Segundo – iG /vavadaluz

4 comentários em “SURURU FORMADO : Renan quer avacalhar a Justiça no País”

  1. Eu acredito que o Temer tenha chamado o Renan para informar que já está tudo acertado com o STF, e que ele será absolvido, irão derrubar a liminar do ministro Marco Aurélio, contudo ele deverá tirar da pauta a lei de abuso de autoridade e postergar a investigação dos super salarios. Se não fizer isso será derrubado e preso no momento oportuno. Meus caros ninguém faz nada por acaso no Brasil, o Michel tem uma bancada forte na câmara e no senado por que fecharam um acordo entre eles, o executivo terá as aprovações que precisa, desde que o Moro não bata a na nossa porta. A contá está chegando.

  2. Esses jornalistas, viajam na maionese com essa conversa de que a sociedade espera isso ou aquilo dos políticos.
    Os eleitores de Alagoas, já nasceram sabendo quem é Renan Calheiros, mesmo assim votam nele quantas vez for preciso, já em São Paulo é Maluf, o mesmo acontece com Eduardo Cunha no Rio. Conclusão:
    A turma gosta é de levar fumo.

  3. NA VERDADE, A SUPREMA CÔRTE ESTOU!
    NÃO HA DISPOSITIVO NA CONSTITUIÇÃO, PREVENDO O AFASTAMENTO DO PRESIDENTE DO SENADO!
    PELO O CONTRÁRIO, HA PREVISÃO DE O SENADO AFASTAR MINISTROS DO SUPREMO!
    E LEI SE CUMPRE!

  4. Espero que a Suprema Corte, entenda o que, e qual é gravidade do assunto e atue de forma que venha mostrar ao sr das Alagoas que ele não é o Soberano. Apenas ser humano e não dos melhores.

Não é possível comentar.