Zoe Stavris, uma blogueira feminista, causou revolta entre os internautas após declarar em seu blog que iria fazer pão usando levedura retirada de sua própria vagina. Ela deu a “receita”, que consiste de farinha, água, e a levedura, em seu blog e relatou todo o processo.
Ela conta que a ideia surgiu quando, em um sábado, ela acordou com candidíase, uma doença causada por fungos comum entre as mulheres. Do seu “senso de humor perverso” em combinação com sua “mente perspicaz e científica”, veio a ideia de testar a receita. O processo, que ao todo levou quase quatro dias, foi documentado pela blogueira através do Twitter.
Ela conta que esperava reações de nojo, mas os comentários que recebeu beiram o ódio. Zoe acredita que a reação é uma consequência da repulsa e do tabu que a sociedade enxerga na vagina e em tudo relacionado à ela. “Talvez se eu estivesse fazendo um pão caseiro usando qualquer ingrediente que não fossem fungos vaginais, as pessoas não teriam se importado tanto”, escreveu ela em seu blog.
Zoe falou sobre os possíveis perigos de usar as bactérias de uma candidíase como a levedura para o pão. Ela diz que é um “fermento selvagem”, como qualquer outro, que deve ser exposto ao ar e deixado “de molho” por alguns dias. Exposto às altas temperaturas do forno, o “fermento” perde as propriedades nocivas. Existe um problema, no entanto. O fermento não é comprovadamente eficaz, já que o pão não cresceu muito.
O resultado foi um pão deliciosamente saboroso, garante ela. O cheiro do pão, ao ser tirado do forno, perfumou a casa inteira. Se as leveduras de sua vagina tem responsabilidade no sabor final do pão, ela não sabe, já que a quantidade usada era muito pequena.
Ig
manda meio quilo pra mim!
Eu vou querer uns vinte paes desses, pra min ficar todo embucetado…….
Não é possível comentar.