A Paraíba é o terceiro Estado do Nordeste que mais reduziu a taxa de homicídios entre os anos de 2012 e 2013. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (11) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em São Paulo. O estudo aponta uma queda nos crimes de latrocínio, que registraram redução de 11%, e mostra que o Estado possui a menor taxa de roubo de furto de veículos do país. A 8ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelou que a Paraíba se configura entre os Estados que apresentam alta qualidade nos dados enviados ao Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública e Justiça Criminal.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública deu destaque aos investimentos realizados pelo Governo da Paraíba na área de inteligência policial, que apresentaram aumento significativo de 67%, cujo índice supera a média nacional, que foi de 27,20%. Os investimentos foram na ordem de R$ 679 mil. Já em Defesa Civil, no ano de 2013, foram investidos recursos na ordem de R$ 12,4 milhões, um aumento de 256% em relação ao ano de 2012, sendo este o maior percentual do Nordeste e o segundo melhor do país.
Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, os números ratificam o critério rigoroso do Programa Paraíba Unida Pela Paz no tocante à metodologia dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). “A colocação da Paraíba no grupo dos Estados que apresentaram maior qualidade dos dados referenda o trabalho desenvolvido e implantando desde 2011 pelo Governo do Estado, que repensou trabalhar a Segurança Pública de forma estratégica. O Programa Paraíba Unida Pela Paz consiste em pensar a Segurança como política pública, que vai desde a integração das polícias até a capacitação dos operadores de segurança, divisão de áreas integradas, além de investimentos em inteligência policial”, explicou o secretário.
A publicação, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, tem como objetivos monitorar os registros criminais e policiais, avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos órgãos operativos de segurança pública dos Estados e o desempenho das polícias.
Secom-PB
Na prática a teoria é totalmente diferente senão vejamos, somente este final de semana ou seja da sexta feira a segunda foram quinze homicídios , até este momento da quarta feira mais seis mortes com arma de fogo. Estamos no Afeganistão? na Síria? Não, estamos no Brasil no estado da Paraíbae é porque houve uma redução de 30% no número de assassinatos. Venha morar no Brasil , terra abençoada por Deus, mais de inquilinos ruins do Diabo.
Até esta policial é uma assassina, uma bandida, mata qualquer um do CORAÇÃO e de TESÃO.
Pelo jeito quem realizou esse estudo não mora na Paraíba ou está sonhando com uma Paraíba melhor, pois tais informações não condizem com a realizada, que é assustadora.
Nesse momento são notícias no Clickpb: “Paraíba é o estado que menos investiu em segurança pública em 2013″. ” Estudo revela que Paraíba tem um assassinato a cada 6 horas”. Infelizmente essas notícias condizem com a realidade.
Querer cobrar do governo de um estado, quando se vive num país onde as leis só favorecem aos bandidos é no mínimo foda…
Não dependo de políticos nem das tetas do estado, mas, sem dúvidas esse governo fez muito mais pela segurança, do que seus antecessores juntos, que praticamente não fizeram nada…
Não é possível comentar.