Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

SE VIVO, O MAJOR EURIDES GARCIA HOJE COMPLETARIA 100 ANOS, NOSSA HUMILDE HOMENAGEM

Eurides Garcia com 17 anos na praça do Inga

EURIDES GARCIA . Jovem no serviço militar do antigo Estado da Guanabara ( Rio de Janeiro 

Casamento na fazenda Conceição, hoje Senzala 27 dez .1947.

Batizado da primeira filha : Jacira a Moça de Pai, Em 7 de set. 1952.

As visitas aos amigos … Sindicato rural de inga.

Sobreviventes dos navios afundados / torpedeados na costa da Bahia em 1942. Eurides estava de férias em retorno ao inga no navio 🚢 Itagiba . Hospital da Cidade de Valença que os acolheu . Obs. Eurides está marcado

Valsa de formatura da filha Jacira . Dez de 1979

Uma das festa no clube cultural de inga e sua amada irmã Ivonete Garcia . — com Joana Coeli Garcia e Kiara Lilia.

Com Dr Aglair e amigos

Com amigos 1992 ( tipo mata a cobra e mostra o pau : um queijo de trança trazido do Tocantins por sua filha) .

Nota do editor : Eurides Garcia foi um dos grandes construtores da História de Ingá, foi um marco de trabalho, dignidade, honestidade, humanidade e muitas outros qualificativos do bem. Fazia o bem sem saber o quem  e praticava a filantropia como determinava sua ordem, ajudou a centena de ingazenses que hoje perambulam por todos os seguimentos da sociedade, sem sequer lembrar dos favores recebidos. Nas fotos acima podemos ver alguns momentos de sua passagem por esse mundo de ingratos.

ATENÇAO JUVENTUDE DE INGA, CONHEÇA UM POUCO DA HISTORIA DE ‘EURIDES GARCIA’ NAUFRAGO DO NAVIO ITAGIBA, TORPEDEADO, E QUE CAUSOU A DECLARAÇÃO DE GUERRA ENTRE O BRASIL COM A ALEMANHA NAZISTA E A ITÁLIA FASCISTA

Click no link e saiba mais https://blogdovavadaluz.com/sem-categoria/atencao-juventude-de-inga-conheca-um-pouco-da-historia-de-eurides-garcia-naufrago-do-navio-itagiba-torpedeado-e-que-causou-a-declaracao-de-guerra-entre-o-brasil-com-a-alemanha-nazista-e-a-itali

15 comentários em “SE VIVO, O MAJOR EURIDES GARCIA HOJE COMPLETARIA 100 ANOS, NOSSA HUMILDE HOMENAGEM”

  1. Tive o imenso prazer de conhecer o major EURIDES GARCÍA, Nome q Sempre lembramos no dia dia da família Brito, Família q sempre esteve presente na vida de Seu EURIDES. Homem Digno e Honesto..

    1. Aproveito a oportunidade para agradecer aos que tem memória e dizer um pouco mais além do do já conhecido : leite , tijolos, telhas , remédio q conseguia com representantes , etc . Ainda havia os pedidos de passagens para Rio e São Paulo ( em tempos de seca) ; cursos por correspondência , o interessado pedia ele pagava ; ainda os que faziam promessas e na hora de pagá-las não tinha o recurso … ele financiava idas a Juazeiro do Norte ; e muitas outras formas de ajuda .Vale aqui registar um fato que poucos conhecem : por volta de 1958 ( eu tinha-o erro de 5 anos) ele envenenou-se com agrotóxicos ( por um descuido mexeu o produto químico com a mão ) , ficou entre a vida e a morte, bastante moribundo em seus delírios prometeu que se sobrevivesse daria a Igreja Matriz a imagem de Nossa senhora de Fátima ( seu nascimento foi em 13 de maio de 1919) . Portanto a Santa que tem hoje lá foi doação de Eurides , que mandou buscar no Recife . Além de seu sítio na pedra lavrada se chamava rancho Padre Cícero … essas eram as atitudes de um homem que se dizia ateu !! Em fim Um HOMEM DE BEM !
      on 14 de maio de 2019 Responder

  2. Isabel Correia Guedes

    Grande Vavá! Só mesmo você para nos fornecer tantas preciosidades. Amei conhecer um pouco mais da vida do Senhor Eurides Garcia.

  3. Major Eurides Garcia ajudou muita gente no ingá, duou terrenos, distribuia leite aos mais carentes, tijolos aos que não tinham condições de comprar. Homem honesto e simples, que depois de anos de sua morte não recebeu nenhuma homenagem da sua cidade.

    1. Pois além do já conhecido : leite , tijolos, telhas , etc . Ainda havia os pedidos de passagens o Rio e São Paulo ( em tempos de seca) , cursos por correspondência o interessado pedia ele pagava, e ainda os que faziam promessas e na hora de pagá-las não tinha o recurso … ele financiava idas a Juazeiro do Norte , e muitas outras formas . Vale aqui registar um fato que poucos conhecem : por volta de 1958 ( eu tinha-o erro de 5 anos) ele envenenou-se com agrotóxicos ( por um descuido mexeu o produto químico com a mão ) , ficou entre a vida e a morte, bastante moribundo em seus delírios prometeu que se sobrevivesse daria a Igreja Matriz a imagem de Nossa senhora de Fátima ( seu nascimento foi em 13 de maio de 1919) . Portanto a Santa que tem hoje lá foi doação de Eurides , que mandou buscar no Recife . Além de seu sítio na pedra lavrada se chamava rancho Padre Cícero … essas eram as atitudes de um homem que se dizia ateu !! Em fim Um HOMEM DE BEM !

Não é possível comentar.