Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

RECANTO DAS LETRAS : Bem aventurados os palhaços, porque deles é o reino de Vavá

Vavá da Luz é um piadista, gozador e bon-vivant que mora em Ingá do Bacamarte, figura a quem tive o prazer de conhecer ano passado em uma entrevista no nosso programa radiofônico, Alô Comunidade. Hoje, ele está brindando aos seus setenta e poucos anos. Sendo um sujeito dócil, quando bem alimentado, Vavá gosta de reunir os amigos em sua fazenda Senzala para, entre outras coisas, exercitar a masturbação afetiva, que é a prática do amor próprio. Falar dele, de sua vida que é um livro aberto e escandalosamente cínico, cheio de lances hilariantes, erros grosseiros, acertos fenomenais, cagadas homéricas e farras idem. O homem é adepto da filosofia do velho Ameba: “Tente outra vez. Erre outra vez. Erre melhor”.

Meu compadre Vavá da Luz é um desses caras que espantam a morte com cacetadas de humor. Se a gente não se defender da vida, ela nos matará. Defendo a tese de que temos um santo em cada esquina. Resta saber quem se digna a ser uma pessoa humana sem culpa, sem frescura e disposto a enfrentar o espelho todos os dias e rir da própria cara. Esses santos são os que se sobressaem.

Na Senzala de Vavá da Luz cabe todos nós, humanos, simples, cordatos, bem humorados, bêbados e filósofos, tarados e assexuados, loucos e sérios, azedos e animados, bestas e vesgos de idiotice. Enfim, Vavá é um homem que tem um coração universal, acolhedor dos amigos e implacável com os inimigos. Esses, ele traça com sua poesia ferina. Enquanto a turma luta por mais dinheiro e mais poder, Vavá mostra suas bundas sujas e rotas. É assim o humor em geral. Vavá da Luz é um humorista enfraquecedor do poder dos cínicos e vis, como deve se comportar todo palhaço que se leve a sério. (Levar a sério é força de expressão, se me entendem…)

A picareta e falsa bruxa Madame Preciosa tentou, sem sucesso, manter um caso amoroso com Vavá da Luz, prometendo mundos e fundos e, no fim, dando só o que tem. Essa divindade do panteão moderno da picaretagem mística foi quem ensinou Malafalha a meter a mão santa nos bolsos do proletariado abestado, mas, com Vavá da Luz ela se deu mal. Queria porque queria fundar com Vavá uma seita cultuando a vida no Paraíso, todo mundo nu e solto, soltando a franga no pomar primordial, pregando a liberação da mulher e a sociedade do matriarcado, onde ela teria autoridade sobre os homens, que passariam a comer em sua mão e beber em sua buça. Em determinado trecho do catecismo de Preciosa, teria a foto dela com Vavá, os dois despidos de roupa e de vergonha nas fuças, com a legenda: “Eva e Adão.”

— Viadão é o caray! – disse Vavá da Luz, abandonando a megera em sua mata, fundando em seguida uma nova seita islâmica, bundista e trocista, cujo sacerdote será Tião Lucena, prometendo salvar as almas depenadas e encher os copos vazios na grande festa de iniciação na fazenda Senzala.

www.fabiomozart.blogspot.com

 

3 comentários em “RECANTO DAS LETRAS : Bem aventurados os palhaços, porque deles é o reino de Vavá”

  1. Falar de Vavá é tratar a irreverência como algo natural. È um ser fantástico, um amigo e um irmão. Transcrevo abaixo a música de Antonio Marcos, sonhos de um palhaço, que creio muito ter muito a ver com ele.

    Vejam só
    Que história boba
    Eu tenho pra contar
    Quem é que vai querer
    Me acreditar
    Eu sou palhaço sem querer…

    Vejam só
    Que coisa incrível
    O meu coração
    Todo pintado e nesta solidão
    Espero a hora de sonhar…

    Ah, o mundo sempre foi
    Um circo sem igual
    Onde todos representam
    Bem ou mal
    Onde a farsa de um palhaço
    É natural…

    Ah, no palco da ilusão
    Pintei meu coração
    Entreguei, entreguei amor
    E sonhos sem saber
    Que o palhaço
    Pinta o rosto pra viver…

    Vejam só e há quem diga
    Que o palhaço é
    No grande circo apenas o ladrão
    Do coração de uma mulher…

    Ah, o mundo sempre foi
    Um circo sem igual
    Onde todos, todos
    Representam bem ou mal
    Onde a farsa de um palhaço
    É natural…

    Ah, no palco da ilusão
    Pintei meu coração
    Entreguei amor e sonho
    Sem saber
    Que o palhaço pinta o rosto
    Pra viver…

    E vejam só e há quem diga
    Que o palhaço é
    No grande circo apenas o ladrão
    Do coração de uma mulher…

Não é possível comentar.