Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

QUE LINDO : Gratidão de Ex-Alunos Fazem Campanha Pra Pagar Dívida Professor Aposentado

Gratidão: Ex-Alunos Fazem Campanha Pra Pagar Dívida Professor Aposentado

Uma linda historia de ex-alunos de um professor aposentado  que estão unidos num só objetivo ajudar quem lhes ensinou.

Depois de estarem formados e com carreira estabilizada,  um grupo de ex-alunos criaram uma campanha para pagar dívida de mais de R$ 100 mil do professor aposentado Maurício Barros, de 82,  residente no Rio de Janeiro.

O objetivo dos Alunos do professor aposentado Maurício é garantir que ele tenha uma vida digna. O slogan sugerido pelos alunos nas redes sociais traz umas mensagem para que as pessoas reflitam sobre o “quanto vale um professor”.
<div id=”showbox”>

O grupo organizou uma<a href=”https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-reconhecimento-mestre-mauricio-barroso” target=”_blank” rel=”noopener”> vaquinha on line</a>  que foi chamada” projeto de reconhecimento mestre Maurício Barros”. Ja foram arrecadados algo em tornos de 27 mil reais.

Os alunos estudavam no cursinho tradicional pré-vestibular que pertencia à Maurício na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio  que acabou falindo por  problemas financeiros, Apos isso o Professor Maurício e a mulher Iraci foram de mudança para Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, onde estão  atualmente morando com a filha.

“Às vezes choro de saudade de fazer o trabalho que sempre fiz. Passo a noite toda acordado, estudando, porque não consigo dormir. Tenho muita vontade de voltar a trabalhar, para ver novamente meus meninos entrando para uma faculdade”, diz. passado dois anos da ultima vez que esteve lecionando.

Segundo sua esposa Iracy, Maurício sente muita falta  de ensinar. “O amor pela educação era a vida dele, a razão de viver”, comenta.

A gratidão dos alunos se da ao reconhecimento pelo bom Mestre  que sempre ajudou a todos, mesmo com a inadimplência dos alunos na época, o professor conta que nunca se importou em dar bolsas e mais bolsas de estudo, além de destinar parte de seu tempo para aulas particulares de graça.

“Eu fazia com que eles gostassem de ir para a aula e para a escola. Tinha sempre o desafio de fazer com que eles entendessem que eram capazes de irem até onde quisessem. Dessa forma, ia ajudando cada um a desenvolver a sua capacidade”, afirma o professor.

Durante longos 20 anos de dedicação: o professor ajudou  cerca de 4.000 alunos, todos os anos eram pelomenos 200, que  entravam para faculdades estaduais e federais.

&nbsp;

Agora, os ex-alunos querem retribuir tanta dedicação. Diego Inagoki se formou em odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de ter ganhado bolsa de estudos é grato pelas aulas particulares de geometria e trigonometria do professor Barroso.

“Ele permitia que eu acompanhasse a turma do pré-vestibular. Mas o incentivo vai muito além dessa parte financeira. Ele sempre me incentivou a ampliar os horizontes e os conhecimentos”, afirma.

Eva Maricato se formou em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Ela também reconhece a importância do ex-professor para a vida dela.

“Enquanto diziam que eu não ia conseguir e que era para desistir, o professor, por outro lado, afirmava que eu era muito capaz, que ainda ia me ver formada. Ele dizia para eu não desistir dos meus sonhos e me fez acreditar que iria passar para uma Universidade Federal”.

<strong>Dívidas</strong>

De forma voluntária, o ex-aluno, agora formado em direito pela UFRJ, José Ferreira Bernardo Junior, de 31 anos, está ajudando o professor Maurício com os problemas relacionados às dívidas que se acumularam ao longo dos anos.

Segundo o advogado, os problemas financeiros que hoje comprometem cerca de 50% da aposentadoria do professor, são provenientes de empréstimos, dívidas trabalhistas e referentes a mobiliário que era comprado para a escola.

O advogado diz que os outros três irmãos também foram alunos do professor e, atualmente, dois estão formados em medicina e um em biologia. Todos cursaram faculdades públicas.

“Se me tornei quem eu sou, foi porque me inspirei nele. O Maurício fazia a gente se enxergar como ser humano e a empreender no sentido de modificar a sociedade para melhor. Dinheiro nenhum no mundo é capaz de pagar o que ele fez por mim, minha família e meus amigos”, destaca.

Noticias Brasil Online

1 comentário em “QUE LINDO : Gratidão de Ex-Alunos Fazem Campanha Pra Pagar Dívida Professor Aposentado”

Não é possível comentar.