Os prefeitos da Paraíba e do Rio Grande do Norte se encontram na próxima próxima sexta-feira (5), a partir das 8h, para participar de um protesto organizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) para reivindicar aumento nos repasses federais aos municípios. A mobilização ocorre na Praça do Meio do Mundo (encontro da BR 412 com a BR 230), que fica na divisa entre as cidades paraibanas de Campina Grande, Boa Vista e Pocinhos.
De acordo com o presidente da Famup, Tota Guedes, a manifestação será pacífica, com o intuito de alertar a população sobre os problemas administrativos enfrentados pelas prefeituras por conta da crise. “Temos uma questão séria a tratar como a criação de programas sociais que jogam para os municípios a responsabilidade financeira, porque o Governo Federal não manda as receitas suficientes”, alertou Tota, acrescentando que o pedido de reajuste é para que as gestões não tenham que tirar de outras receitas para cobrir os programas.
Do movimento sairá a Carta do Meio do Mundo, reunindo reivindicações dos gestores dos dois estados nordestinos e que será entregue aos representantes do Congresso Nacional durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá entre 15 e 18 de maio, em Brasília. “Muitas vezes não sabemos o poder que temos perante os deputados e senadores. Ano que vem é ano de eleição e eles vão precisar do voto da gente”, avaliou.
Concordo que tem que ser repassado mais créditos para os municípios. No entanto, precisam também saberem gerir os mesmos.
Não é possível comentar.