Motorista pode realizar o serviço pela internet e receber CNH pelo correio ou, se preferir, buscar em uma unidade do Detran

Muitos motoristas ainda não sabem, mas, em caso de furto ou perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é possível pedir uma 2ª via sem sair de casa. Em vez de ir a uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o motorista pode realizar o serviço pela internet e receber a carteira por correspondência.
Para isso, o condutor precisa ter uma habilitação com foto dentro do prazo de validade e estar em situação regular. Ao acessar o site do Detran-SP (clique aqui), é preciso criar um cadastro e fazer o login. Se o motorista ainda não o tiver, basta preencher os campos pedidos e informar os dados pessoais até a finalização do registro. Se já for cadastrado, é necessário somente colocar o número do CPF e a senha e clicar no item “Acesse os Serviços Online”, depois em “2ª via da CNH” e, por fim, “Faça pela internet”.
A partir daí, deve-se preencher os dados pedidos e o código de segurança. O motorista será encaminhado para uma página na qual é informado o valor que precisa ser pago pelo serviço. Pela emissão do documento e o envio por correspondência, o condutor precisará pagar uma taxa de R$ 49,86. Para realizar o pagamento, é preciso ir até uma agência de rede bancária conveniada (Banco do Brasil, Santander, Bradesco ou HSBC). Se preferir buscar a carteira em alguma unidade do Detran-SP – Aricanduva, Armênia ou Interlagos –, o valor é menor: R$ 38,86.
Se o próprio motorista for até o local, deve levar a carteira de habilitação, o protocolo e um comprovante de endereço em seu nome (emitido, no máximo, três meses antes). Em caso de furto ou perda da CNH, deve-se apresentar o boletim de ocorrência ou declaração de perda.
Se a carteira tiver sido recolhida por vencimento, deve-se ter a guia de apreensão. Um parente próximo – cônjuge, pais, filhos ou irmãos – também pode se apresentar no lugar do condutor para pegar o documento. Para isso, basta levar o protocolo, o RG e um comprovante de parentesco original.
Este serviço só serve para o Estado de São Paulo?
Meu amigo Vavá
Concordo Rone,
e fique sabendo, a taxa é aproximada ao dobro desse valor, porque a CNH paraibana é de melhor qualidade!!!
Não é possível comentar.