Terra de Sivuca, do Poeta Zé da Luz, e Jessier Quirino por adoção… Itabaiana é um município brasileiro localizado na microrregião de Itabaiana, estado da Paraíba. Sua população em 2013 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 24.663 habitantes, distribuídos em 219 km² de área. É sede e maior cidade da Microrregião de Itabaiana, ela desempenha um papel centralizados em sua região. Em 21 de Janeiro de 2013 foi instituída a Região Metropolitana de Itabaiana, divulgada no Diário oficial do Estado, formada pelos municípios de Juarez Távora, Juripiranga, Gurinhém, Salgado de São Félix, Mogeiro, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Pilar, Caldas Brandão, Ingá e Riachão do Bacamarte. Itabaiana é sede da 12ª Região Geoeconômica, que junto com outros 15 Municípios, somam 992,2 Milhões de Reais, a 5ª entre as 14 regiões geoeconômicas da Paraíba, a 12ª Região Geo-administrativa tem destaque na Agropecuária sendo a que mais contribui no Estado.
HISTÓRIA:
De acordo com o livro História; Consciência do Brasil, de Gilberto Cotrim, esse município foi uma das principais frentes de batalha da Confederação do Equador, um Movimento Separatista e Republicano que pretendia segregar as províncias do chamado “Brasil do Norte” sob a liderança de Frei Caneca, o principal mentor intelectual deste evento, ao qual acusava a elite luso-carioca(família real) de só investir recursos nas regiões de mais baixas latitudes do território que hoje denominamos “Brasil”. Itabaiana teve a sua origem colonizadora em Maracaípe no ano de 1663. Com relação às datas referentes á elevação do povoado de Itabaiana as categorias de vila, município, cidade, comarca e freguesia eclesiástica, há várias versões, assim narra Sabiniano Maia, em “Itabaiana – sua História – suas memórias de 1500 a 1975” Sabe-se que o povoado de Itabaiana que pertencia ao Município de Pilar, passou á categoria de vila pela Lei nº 723 de 1º de outubro de 1881. (Alguns documentos trazem divergências quanto a essa data) No governo de Venâncio Neiva em 23 de abril de 1890, através do Decreto nº 14 na comarca de Pilar é criado o município de Itabaiana, tendo como sede a vila do mesmo nome, fazendo parte ainda da sua divisão política e administrativa outros distritos. Esse mesmo governo através do Decreto nº 06 de 26 de maio de 1891 eleva Itabaiana a categoria de cidade, ficando assim esta data como a emancipação política do município. Após instalada a Comarca de Itabaiana, foram designados para Juiz de Direito e Promotor Público respectivamente os bacharéis Claudino Francisco de Araújo Guarita e José Lucas Pires de Souza Rangel.
Essa é a minha Itabaiana.
Vava , essa cidade poderia ser muito próspera, mas nas últimas décadas foi foi governada por grupos políticos da pior qualidade.
Resultado: A cidade parou no tempo, não tem emprego, não tem revitalização, o IDH estacionou, vocês veem esse monte de lojas, porem se conta nos dedos da mão os estabelecimentos que podem assinar a carteira de alguém.
Se não fosse as pessoas das cidades vizinhas, que vem comprar as pessoas daqui ja teriam abandonado tudo.
A cultura daqui é votar no candidato que prometer fazer o melhor Carnaval. O resultado eu tô vendo à décadas.
Não é possível comentar.