Pai compartilhou vídeo do momento em que o filho voltou a escutar e conta em entrevista ao Deles que a coisa que Luiz Gustavo mais gosta é de música

Imagine ficar 15 dias sem escutar, sem entender o que as pessoas estão falando, sem fazer o que você mais gosta: ouvir música. Foi isso que aconteceu com o pequeno Luiz Gustavo Martins, que está prestes a completar nove anos e mora em Bueno Brandão, Minas Gerais. O menino tem deficiência auditiva e precisa de um aparelho auditivo para escutar, mas quando o dele quebrou, a família não tinha dinheiro para a manutenção e muito menos para um novo.

Luiz Gustavo Martins tem deficiência auditiva, e o aparelho auditivo é a forma dele se comunicar com o mundo
Arquivo pessoal

Luiz Gustavo Martins tem deficiência auditiva, e o aparelho auditivo é a forma dele se comunicar com o mundo

Durante 15 dias, o menino que aprendeu aos três anos o que é ouvir, após ganhar seu aparelho auditivo pelo SUS, ficou sem conseguir se comunicar completamente com seus familiares e amigos. O pai, Juliano Martins, conta em entrevista ao Deles que o filho chegou a chorar ao longo destas duas semanas, mas a chateação e a tristeza se transformaram em lágrimas de alegria após o aparelho voltar a funcionar com a ajuda de amigos.

O auxiliar de escritório de 32 anos explica que o governo forneceu o aparelho que Luiz Gustavo precisava para ouvir, mas não banca a manutenção, e este foi o problema. Ele parou de funcionar no começo deste mês, mas a família não tinha como bancar o conserto. Foi aí que os pais decidiram fazer uma rifa para arrecar o dinheiro necessário, mais de R$7 mil.

“Foram 15 dias no conserto, mas pareceu uma eternidade. Ficou difícil de se comunicar, ele teve dificuldade na escola e gosta muito de música, mas não conseguia ouvir nada. Ele constuma entrar no carro e já pedir para ligar o som, mas até deixou de fazer isso.”

No dia 19, porém, Luiz Gustavo pôde voltar a fazer tudo o que gosta, e o momento da entrega do aparelho auditivo ficou registrado em um vídeo que foi, posteriormente, compartilhado na página do Facebook de Juliano. O pai decidiu fazer isso para mostrar para todo mundo que ajudou o resultado da rifa, mas a reação do menino chegou a muito mais gente.

Em uma semana, o vídeo já conseguiu mais de 8,5 milhões de visualizações, 192 mil compartilhamentos e 34 mil reações na rede social. No momento da entrega, estavam presentes, além do pai, a irmã de Luiz Gustavo, a mãe e um amigo da família. Inicialmente, o aparelho ausitivo ainda não funciona por conta da bateria, mas é só o pai arrumar isso e pronto. A reação do menino é de emocionar qualquer um. Confira:

Dentre as centenas de comentários que Juliano recebeu, é possível ver o de pais que também têm filhos com deficiência auditiva e sabem exatamente o que a família passou durante os 15 dias sem o aparelho auditivo. “Nossa muito legal esse vídeo. Parabéns. Eu também tenho uma filha que usa implante coclear e sei da importância que é para ela ouvir”, escreveu um dos usuários.

Busca por um novo aparelho

Agora, a família tenta arrecadar dinheiro para um segundo aparelho auditivo. “A gente precisa de uma nova cirurgia para que ele consiga a audição bilateral. É algo muito caro, mas, se ele conseguir ouvir dos dois lados, se um dos aparelhos quebrar e precisar de manutenção não vai fazer tanta falta para ele, o Luiz Gustavo vai continuar escutando.”

O pai revela que foi triste ver o filho deixar de escutar, não ter uma previsão de quando o aparelho auditivo ficaria pronto e não saber quando o menino voltaria a ouvir e fazer tudo o que gosta. Juliano sabe que não é fácil viver em um mundo que ainda não acolhe ou pensa em pessoas com deficiências, mas para os pais de crianças com deficiência, como Luiz Gustavo, ele é direto: nunca desista de seus filhos.

“Eu tenho fé em Deus sempre. Fé de que as coisas sempre vão dar certo. Eu também percebi que amizade é tudo mesmo. Estava desesperado sem meu filho escutar, sem saber aonde arrumaria dinheiro, e, graças aos meus amigos, consegui vencer.”

Juliano explica que não tem como o filho ficar sem o aparelho auditivo porque é algo com que ele já se acostumou. Apesar de ele já ter nascido surdo, desde pequeno sabe como é ouvir e aprendeu a se comunicar desta forma. “É como um ouvido para ele, é muito importante. Tem muita coisa que a gente tem e não dá valor. O vídeo mostrou como é importante a audição, a visão, a fala. Muitos de nós temos tudo isso, mas não damos valor”, completa o pai.