Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Opinião Sobre o uso de armas pelo cidadão

Claro que fiquei incomodado com 18 comentários negativos sobre meu blog anterior, que tratava do uso de armas de fogo pelo cidadão comum. Falei dos Estados Unidos que tem uma cultura da arma. Além, disso, nos Estados Unidos, onde o porte de armas é permitido, as leis são muito duras quando se trata do uso indevido da mesma. Uma cidadão que expõe sua arma frivolamente ou ameaça alguém com uma arma, mesmo sem intenção de usá-la, pega dez anos de cadeia.
No Brasil como não há esse uso, não ha legislação adequada, do que resulta um grande atraso sobre a questão e até mesmo a sua discussão.
Um amigo americano que leu meu artigo criticou o fato de eu ter dado um único exemplo negativo para desqualificar o porte de armas. Contou-me que em sua cidade, uma velhinha que tinha uma arma de fogo em sua bolsa, utilizou-se dela para defender-se de um brutamontes que estava a enfiar-lhe uma faca na barriga para roubar-lhe o colar. Nesse caso, ele me disse, ela compensou a sua fraqueza utilizando-se da arma, o que equilibrou a disputa.
Concordo que a questão é bem mais complexa do que minha análise anterior, baseada na convicção de que a violência é uma coisa abominável e que tudo que possa diminuí-la é virtuoso. Agora percebo que algumas pessoas argumentam que o porte de armas diminui a violência pois inibe até o assaltante, sabedor que o outro pode estar armado.
As avaliações científicas ou experimentais a respeito da validade do porte, são poucas e contraditórias. A maioria delas recomenda, em vários países, a permissão para se ter armas de fogo dentro das residências.

Blog Jorge da Cunha

Rogério Gularte disse:

Concordo contigo, Jorge. Só quem deve andar armado é a policia, totalmente ineficaz e engessada por um conjunto de leis feitas por marginais para beneficio dos marginais e logicamente os marginais que hoje são donos do país, também devem ter o direito de portar armas.
Nós estamos criando um geração de covardes, nossos filhos são educados pela midia a serem cordeiros vis, a entregarem tudo e a não defenderem a familia e o lar. Eu gostaria de saber quanto a marginália paga para policia e midia fazerem tanto lobby pra eles.
Se quem matasse um marginal fichado recebesse uma medalha, eu garanto que os assaltos diminuiriam bastante. Lugar de marginal é na cova, não na sociedade.

1 comentário em “Opinião Sobre o uso de armas pelo cidadão”

  1. Rogério Gularte, o sr, esqueceu da frase principal: “Bandido bom é bandido morto”, vale pelo seu comentário, assino embaixo.

Não é possível comentar.