Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O MISTÉRIO CONTINUA : Descobertas sobre as Pedras de Ingá intrigam historiadores e Pesquisadores (Video)

O MISTÉRIO CONTINUA : Descobertas sobre as Pedras de Ingá intrigam historiadores e Pesquisadores (Video)

A Pedra do Ingá é um monumento arqueológico, identificado como “itacoatiara“, constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres entalhadas na rocha, localizado no município brasileiro de Ingá no estado da Paraíba.[1]

O termo “itacoatiara” vem da língua tupiitá (“pedra”) e kûatiara (“riscada” ou “pintada”). De acordo com a tradição, quando os índios potiguaras, que habitavam a região, foram indagados pelos colonizadores europeus sobre o que significavam os sinais inscritos na rocha, usaram esse termo para se referir aos mesmos.

A formação rochosa em gnaisse cobre uma área de cerca de 250 m². No seu conjunto principal, um paredão vertical de 50 metros de comprimento por 3 metros de altura, e nas áreas adjacentes, há inúmeras inscrições cujos significados ainda são desconhecidos. Neste conjunto estão entalhadas figuras diversas, que sugerem a representação de animais, frutas, humanos e constelações como a de Órion.

O sítio arqueológico fica a 109 km de João Pessoa e a 38 km de Campina Grande. O acesso ao local se dá pela BR 230, onde há uma entrada para a PB 90, na qual após percorrer 4,5 km chega-se ao núcleo urbano de Campina Grande. Atravessando a avenida principal da cidade, percorrem-se mais 5 km por estrada asfaltada até se chegar ao Sítio Arqueológico da Pedra do Ingá. No local há um prédio de apoio aos visitantes e as instalações de um museu de História Natural, com vários fósseis e utensílios líticos encontrados na região onde hoje fica a cidade.

O sítio arqueológico está numa área, outrora privada, que foi doada ao Governo Federal brasileiro e posteriormente tombada [2] como Monumento Nacional pelo extinto Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual IPHAN), a 30 de novembro de 1944.

2 comentários em “O MISTÉRIO CONTINUA : Descobertas sobre as Pedras de Ingá intrigam historiadores e Pesquisadores (Video)”

Não é possível comentar.