Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O menor discurso do mundo (por vavadaluz)

DA SÉRIE VALE A PENA LER DE NOVO : O menor discurso do mundo

Lia quando chegou no Ingá

QUEM NÃO TEM DINHEIRO CONTA HISTORIA : O menor discurso do mundo aconteceu em itatuba

O saudoso Maurino Rodrigues de Andrade, gostava muito desse escriba aqui e sempre me estava levando para festas, clubes, bares, onde de improviso, sob a refrão da galera de  “Oh !Mamãe ou que calor” eu saudava os presentes com versos quentes e muitas vezes picantes, mas extremamente engraçados e sociáveis.

Pois muito bem, de cantador de improviso o Maurino descobriu em mim outra vocação, sendo esta mais rendosa, que era a de “Animador Politico” Locutor e Orador” em palanques políticos.

E assim aconteceu, fui o locutor e animador da politica de Zé Grande, aquela que dizia : “XÕ XÔ XÔ casaca de couro, seu Zé Grande tá eleito, seu Tiburcio tá no couro” , quando sou lembrado por Maurino para animar, orar, falar, gritar, espernear, na política de Cachoeira de Cebolas, nossa amada ITATUBA, sob os auspícios do também saudoso MAJOR HONÓRIO VALERIANO.

E assim aconteceu, negocio fechado, um pedacinho adiantado e pimba ! danei-me para João pessoa para convidar minha namorada LIA a acompanhar-me nessa empreitada.

Lia Albuquerque Viana de Sá, pelos sobrenomes nota-se que é uma jovem de familia prendada e por ser bonitinha vivia 24 horas sob os olhares atentos dos pais e irmãos, uma vigilância cerrada.

Encontro-me com LIA na saída do colégio, (única maneira que tínhamos para nos ver),

Conto-lhe do contrato e canto-lhe para parceria.

Como falei antes, a Lia era uma menina bem criada, pensada, que tinha os pés no chão e olhou-me bem nos olhos, apertou minha mão,(tempo que eu matutei: Jamais ela aceitaria uma proposta indecorosa dessas), ela apertou de novo a minha mão e disse : nós vamos daqui mesmo ou quer que eu passe em casa pra pegar umas duas calcinhas ?

Portador de uma Paixão desenfreada, a pulsação aumentou e disse-lhe : Daqui só pra frente, pra trás nada, e saímos que nem pinto em merda rumo a Rodoviária.

No caminho à Rodoviaria passamos num camelódromo de Bijuterias e compramos um par de alianças de latão dourado que colocamos para enganar o Major.

Em lá chegando, em Itatuba, fomos alegremente recebidos pelo major Honorio que ao ver aquela linda jovem foi logo perguntando :

 Oxente Vavá, quem é essa mocinha?

– no que respondi : Oxente Major, e né minha esposa !!!-

Taí essa é novidade, num sabia nunca que tu tinha casado, continuou o Major

– Casei sim Major, e faz tempo disse-lhe mostrando a aliança que já tinha enferrujado, mareado, de João Pessoa a Itatuba

-Olhando  a aliança mareada o Major Brincou : è se for pela aliança, faz tempo mesmo.

E mandou preparar um quarto de hóspedes que ainda hoje LIA quando fala em Itatuba, chora e rir.

Bem a conversa tá boa mas vamos ao trabalho e começaram os carros de som a berrar pelas ruas de Itatuba : É HOJE QUE VAI FALAR O UNIVERSITARIO VAVA DA LUZ, O BOCA QUENTE, O SEM PAPA NA LINGUA, e por aí vai.

O “Universitário” foi pra dar ênfase ao texto, afinal de contas eu sou filho do Universo, portanto…

E chegou a grande hora, a hora esperada por milhares de Itatubenses  que prostrados frente a um caminhão/palanque colocado do outro lado da praça olhando pra casa do Major, viu-me subir sob o som do Clarim e de um locutor espanaviado : TAM TAM TAM RAM TAM RAM TAM RAM,

AGORA SIM, AGORA ITATUBA VAI OUVIR E CALAR COM UM DOS MAIORES PRONUNCIAMENTOS DE SUA HISTORIA POLITICA, FALA VAVA DA LUZ !!!

Peguei com categoria o microfone, olhei com calma e benevolência o publico como que querendo ter cada um deles no meu pensamento, arfei o peito e comecei :

POVO DE ITATUBA !!! (desviei a vista casualmente para a casa do Major, quando vi o Pai de Lia puxando-lhe pelos cabelos e mais duas outras pessoas)

DEPOIS EU CONTO, disse eu a multidão perplexa me vendo saltar de cima da carroceria do caminhão e sair em  desabalada carreira.

E foi assim meu grande discurso em Itatuba, POVO DE ITATUBA, DEPOIS EU CONTO.

vavadaluz

O que você achou?

2 comentários em “O menor discurso do mundo (por vavadaluz)”

  1. JOAO GONCALVES FILHO

    BOM DIA. SEU VAVA.
    SOU LEITOR ASSIDUO DO SEU BLOG, GOSTO MUITO. SOU DE SUME, MAS, ATUALMENTE ESTOU MORANDO NO INTERIOR DE SAO PAULO. ESSE MENOR DISCURSO DO MUNDO FOI HILARIO… RSRSRSRSR. SOU FA DE FOTOS ANTIGAS, ESSA QUE O SENHOR ESTA COM A DONA LIA, NO ALTO DA SUA MOCIDADE, EH MUITO BOA, ME FEZ LEMBRAR UM PERSONAGEM ANTIGO DO PERICLES ” O AMIGO DA ONCA ” O SENHOR ERA MEIO PARECIDO COM ELE. SAIA NA REVISTA O CRUZEIRO. LA PELOS OS IDOS, MARAVILHOSOS ANOS 60. PECO DESCULPAS PELOS ERROS DE PONTUACAO E OUTROS. E QUE SO ESTUDEI ATE O SEGUNDO GINASIAL. UM FORTE ABRACO. ATENCIOSAMENTE. JOAO GONCALVES

Não é possível comentar.