Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Nossa Paraíba pequenina é o segundo estado com maor numero de servidores públicos no Brasil

Paraíba é o segundo estado com mais servidores públicos no Brasil

Pesquisa revela, ainda, que a Paraíba tem, proporcionalmente, o maior número de prefeitas do País

Jornal Correio da Paraíba

  • Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

 

A Paraíba é o 2º Estado do País com maior percentual de trabalhadores atuando como servidores públicos. São mais de 170 mil pessoas ocupadas na administração pública direita e indireta, o que significa que 4,5% da população paraibana tinha vínculo com a administração pública em 2013. A administração direta ocupa 98% dessas pessoas, enquanto a indireta 2%. Proporcionalmente ao número da população, a Paraíba fica atrás apenas do Distrito Federal, que tem 5,2% da população trabalhando nesta área.

É o que revela o Questionário Básico da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Munic 2013, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa revela, ainda, que a Paraíba tem, proporcionalmente, o maior número de prefeitas do País. E mais: 191 municípios paraibanos não têm estrutura de políticas públicas para as mulheres. Além disso, apenas 10 cidades têm atendimento de saúde especializado para casos de violência contra a mulher. Mais de 30% dos gestores municipais não têm conhecimento da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Segundo o Munic 2013, sete prefeitos paraibanos têm apenas o ensino fundamental incompleto (3% do total de prefeitos), 16 deles o ensino fundamental, 36% têm curso superior completo e 12% deles têm pós-graduação. Proporcionalmente, a Paraíba tem o maior número de prefeitas no país, são 47 prefeitas, 21% do total. O Rio Grande do Norte também tem percentual de 21%, no entanto naquele estado são apenas 36 prefeitas.

1 comentário em “Nossa Paraíba pequenina é o segundo estado com maor numero de servidores públicos no Brasil”

Não é possível comentar.