Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NÉ ME GAMBANDO NÃO, MAS ISSO É TRABALHO NOSSO : Paraíba terá repasses do Turismo para 45 municípios , inclusive o nosso.

Paraíba terá repasses do Turismo para 45 municípios

 O Ministério do Turismo divulgou ontem (1/8) novas regras para os repasses de verbas da pasta. A partir de agora, pelo menos 90% dos recursos federais do ministério serão destinados aos 2.175 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro e 50% do orçamento próprio da pasta será liberado por meio de chamamento público. Na Paraíba somente 45 municípios estão aptos a celebrarem convênios com o MTur.

O apoio a eventos que estimulam o aumento do fluxo turístico pelo país também vai obedecer novos critérios. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União de ontem(1/8) e já estão em vigor. O ministério também estabeleceu regras para a destinação de recursos de emendas parlamentares aportados ao orçamento da pasta. Em caráter de orientação, as verbas devem ser destinadas preferencialmente às regiões e municípios do Mapa do Turismo, para potencializar o desenvolvimento dessas regiões.

Paraíba – O mapa do turismo da Paraíba mudou. O estado reduziu de 137 para 45 o número de municípios participantes de suas oito regiões turísticas: Agreste (3 cidades); Costa das Piscinas (5); Rota Aventuras nas Serras (3); Trilhas dos Potiguaras (6); Cariri (3); Vale dos Dinossauros (8); Vale dos Sertões (4); e Brejo (13). O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Para o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos. “Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou.

CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO – Os 45 municípios da Paraíba presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado

REGIÃO TURÍSTICA

MUNICÍPIO

Agreste

Campina Grande

Esperança

Ingá

Brejo

Alagoa Grande

Alagoa Nova

Areia

Bananeiras

Belém

Dona Inês

Guarabira

Lagoa de Dentro

Matinhas

Pilões

Remígio

Serraria

Solânea

Cariri

Boqueirão

Cabaceiras

Salgadinho

Costa das Piscinas

Bayeux

Cabedelo

Conde

João Pessoa

Pitimbu

Rota Aventuras nas Serras

Araruna

Cuité

Nova Floresta

Trilhas dos Potiguaras

Baía da Traição

Lucena

Marcação

Mataraca

Rio Tinto

Santa Rita

Vale dos Dinossauros

Aparecida

Poço de José de Moura

Pombal

Santa Helena

Sousa

Triunfo

Uiraúna

Vieirópolis

Vale dos Sertões

Juru

Maturéia

Patos

São Mamede

Redação com Mtur

4 comentários em “NÉ ME GAMBANDO NÃO, MAS ISSO É TRABALHO NOSSO : Paraíba terá repasses do Turismo para 45 municípios , inclusive o nosso.”

  1. Isso mostra sua competência de estar como secretário de turismo conhecedor dos assuntos da nossa cultura Parabéns vavá e que realmente o governo olhe para a nossa riqueza que é nos a pedra

Não é possível comentar.