Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Motoristas e cobradores param atividades nesta segunda-feira em João Pessoa e deixam milhares de pessoas sem transportes públicos

 

Motoristas e cobradores param atividades nesta segunda-feira em João Pessoa e deixam milhares de pessoas sem transportes públicos

 O pessoense inicia a semana enfrentando dificuldade para chegar em seu trabalho. João Pessoa deve viver um dia de caos com os 480 ônibus das empresas que tem permissão para operar o sistema retidos nas garagens. É que os motoristas e cobradores dos ônibus coletivos da capital e Região Metropolitana deflagram greve a partir desta segunda-feira (07). A decisão foi tomada durante assembleia da categoria realizada na última quarta-feira. Ontem o Sindicato dos Motoristas se reuniu em João Pessoa para traçar os rumos da greve dos operadores de transportes coletivos anunciada para esta segunda-feira.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários da Paraíba, Antônio de Pádua, reafirmou que os trabalhadores já vêm tentando a negociação há mais de um mês com o intuito de evitar a paralisação do sistema “Protocolamos nossa proposta de negociação junto ao Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbanos de João Pessoa. Fizemos tudo antecipadamente para evitar transtornos, mas os empresários não apresentaram nenhuma proposta salarial”, informou o presidente.

Segundo o Sindicato, os motoristas recebem um salário de R$ 1.855,00, o maior da região Nordeste. “Temos que manter essa conquista, o desinteresse dos empresários deixa a categoria decepcionada e disposta a lutar por seus direitos”, destacou Pádua. A categoria reivindica um aumento salarial de 14%, além de tíquete alimentação para todos os trabalhadores no valor de R$ 500,00, e a gratuidade no plano de saúde. Outro ponto presente nas reivindicações é manter as cláusulas conquistadas nos dissídios anteriores a exemplo: do seguro de vida.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbanos do Município de João Pessoa (SINTUR/JP) disse que ainda não foi comunicado oficialmente sobre a assembleia dos motoristas. “A greve começa a 0h da segunda-feira (7), mas estaremos na sede do sindicato, onde vamos nos reunir e discutir o assunto durante o domingo”, disse Pádua.

Sobre manifestações e protestos, ele falou que não há nenhum ato marcado nas ruas de João Pessoa e que a greve será silenciosa, com os operadores de braços cruzados.

Apesar disso, Pádua adiantou que ainda espera que a Associação de Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa sinalize negociações nesta segunda-feira para reverter a situação e evitar a paralisação, mas confirmou que a greve está mantida até que as reivindicações da categoria sejam atendias.

A AETC divulgou uma nota na qual pede apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da Capital e da Prefeitura de João Pessoa para negociar mais rápido e evitar a greve. Além disso, a Associação esclareceu pontos que não justificam essa paralisação, como o aumento salarial que já ocorre com números acima da inflação oficial do País.

PBAgora

1 comentário em “Motoristas e cobradores param atividades nesta segunda-feira em João Pessoa e deixam milhares de pessoas sem transportes públicos”

  1. Enquanto isto Prefeito e governador estão em plena campanha assistindo torneio de Motocross pelo interior, todos de SUV, Cabines Dupla com motorista e ar condicionado e o povão que se foda nas paradas de ônibus sob sol e chuva e na madrugada exposto a toda sorte, principalmente ao ataque de marginais o que ja virou uma epidemia aqui em nossa Capital. Vale a pena Votar neste País seu Vavá?

Não é possível comentar.