Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MESTRE FUBA RECEBE BIRA DELGADO (VIDEO)

 

Quanta honra, meu caro amigo Vavá da Luz, ser recebido em entrevista pelo o nosso querido Mestre Eduardo Fuba, no programa “Nossa Gente” da TV Câmara de João Pessoa. Além de cantor, Fuba é compositor, multi-instrumentista, produtor cultural e já até foi Vereador. Fuba é um grande ativista social — é um dos fundadores das MURICOCAS DO MIRAMAR, que é o principal Bloco do nosso Folia de Rua.

Uma das músicas mais conhecidas do cantor é “A Porta do Sol, uma homenagem que ele fez para a cidade onde o Sol nasce primeiro, um Hino da nossa terra.
[06:23, 27/12/2023] Bira Delgado: Bira Delgado: Rimas na cachola, versos no tobogã da língua e o Nordeste no gogó

 

“Sou do Sertão Pernambucano,

Paraíba e Ceará,

Sou do torrão Potiguá,

Sou Cabôco Alagoano,

Sou terra de chão Baiano,

Sou Sergipe e Piauí,

Maranhão eu sou de ti,

Terra de cabra da peste,

Sou BRASIL, eu sou NORDESTE,

Eu sou Bira Delgado

Olhe eu aqui!”

1-Biografia

José Ubireval Delgado, que o mundo artístico e as centenas de amigos chamam de Bira Delgado, pode ser considerado um dos artistas nordestinos mais lincados com as raízes e o fazer cultural da região.

Filho de direito de Tupanatinga, no Sertão do Moxotó pernambucano, nasceu em outubro de 1955, filho do amor de seu Afonso de Sá Delgado e da dona Sebastiana Gomes de Souza. Hoje, aos 68 anos, é filho de coração, estrada e adoção da Paraíba, onde reside há 45 anos, em João Pessoa.

Cantor e compositor, poeta, mestre de cerimônia, gestor cultural. Ao longo da carreira, Bira somou à criatividade artística de berço experiência e habilidades que foram adquiridas em projetos, missões, coordenações e colaborações em órgãos e instituições culturais.

2- Ariano, forró na Europa e muita música

Muito ligado ao escritor Ariano Suassuna, Bira Delgado coordenou as homenagens na solenidade de posse do criador do Movimento Armorial na Academia Paraibana de Letras.

Seu principal trabalho musical está registrado no CD ‘Na batida da cancela’, lançado em 2011, durante o São João da Capital e na Festa de Nossa Senhora das Neves. No mesmo ano, a obra também foi lançada durante o ‘Maior São João do Mundo’, no Parque do Povo, em Campina Grande.

Em 2012, ‘Na batida da cancela’ foi lançado durante o Festival de Inverno de Garanhuns (PE). Cinco anos mais tarde, Bira fez uma turnê pela Europa, participando de vários festivais no Velho Continente. Esteve no Festival na Torre Eiffel (Paris), e passou por Lille (Norte da

França), assim como em Bruxelas, capital da Bélgica, divulgando o Forró e a Cultura Popular Brasileira.

O artista integrou a Comissão do Centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e do Centenário do Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro. Fez parte da coordenação do Primeiro Festival de Cultura Cigana (Sousa-PB), assim como do Primeiro Festival de Cultura Quilombola, no Quilombo Caiana das Crioulas (Alagoa Grande-PB).

Bira Delgado é sócio-fundador da Associação Cultural Balaio Nordeste, desde o pedido de registro, em 2011. Nessa instituição, ajudou no processo que culminou com o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil dado ao Forró tradicional, por reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Na condição de integrante da equipe da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB) e sócio-fundador da Associação Cultural Balaio Nordeste, Bira coordenou as três primeiras edições do Festival São João na Rede. Também, participou de todos os Fóruns Nacionais de Forró de Raiz e Encontros Nacionais de Forrozeiros que a Associação Balaio Nordeste promoveu, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, nos últimos 12 anos.

Tem diversas participações musicais em sua trajetória, a exemplo do CD ‘Do Mato’, de Bebé de Natércio, da Coletânea ‘Só Forró PB/2008’, ao lado de nomes como Flávio José, Pinto do Acordeon, Biliu de Campina, Lucy Alves e outros artistas.

3- Gestão
Foi Diretor de Cultura do Colégio Marista Pio X, em João Pessoa, onde ajudou a implementar vários projetos educacionais, com destaque para o Auto de Natal, espetáculo que se tornou tradição na cidade, e o Grupo Musical Armorial.

Também coordenou a delegação da Paraíba durante as Olimpíadas Maristas da Europa, em Portugal, no Externato Marista de Lisboa. É Afiliado ao Instituto dos Irmãos Maristas.

Bira Delgado exerceu a função de chefe de gabinete do primeiro mandato do vereador Ubiratan Pereira (Bira), na Câmara de João Pessoa, durante os anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.

Exerceu a função de diretor da Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope, no Casarão 34 ).

Atualmente é membro do Conselho Estadual de Cultura da Paraíba e Gerente Operacional de Música da Secult-PB).

4- Família e formação – Bira é casado com a professora de dança, Edna Chacon Delgado, desde 1985. Desse relacionamento nasceram dois filhos, o Promotor de Justiça Thiago Chacon Delgado e a Nutricionista Thaís Chacon Delgado.

É licenciado em História e Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduado em Gestão Escolar pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em Espiritualidade Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

2 comentários em “MESTRE FUBA RECEBE BIRA DELGADO (VIDEO)”

  1. BIRA DELGADO, um mestre informal de nossa cultura. Competente em tudo, amigo, e traz as nossas raízes no sangue, principalmente o Forró. Bira é sinônimo de alegria, festa, cultura, amizade. Embaixador de nosso Forró na Europa e animador de nossos forrós Paraiba afora. Vai ter festa, forró, noite de alegria?? Chama Bira que a noite vai ser completa. Bira Delgado – gente que faz a Cultura da Paraiba.

Não é possível comentar.