Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Médicos retiram quatro pólipos do intestino de Cássio Cunha Lima, mas o que é pólipo intestinal ?(fique por dentro)

  • por

O senador Cássio Cunha Lima passou por cirurgia, nesta sexta-feira (9), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo para retirada de pólipos do intestino.

De acordo com o senador tucano, a cirurgia,  realizada pelo gastroenterologista Sérgio Nahas, foi bem sucedida.

Cássio tranquilizou os paraibanos sobre o problema de saúde e disse que quatro pólipos que foram retirados do seu intestino tem aspectos benignos.

O parlamentar, que tirou licença de 121 dias no Senado para tratamento de saúde,  agradeceu o apoio dos paraibanos pela sua recuperação.

“Muito obrigado pela torcida e oração de todos”, declarou Cássio.

Polipos

Pólipos intestinais são pequenas lesões semelhantes a uma verruga que se localizam no intestino grosso, a parte final do tubo digestivo, responsável pelo processo de absorção da água e determinação da consistência do bolo fecal.  Relativamente frequentes após os 50 anos, os pólipos em geral decorrem de fatores como alimentação pouco saudável, sedentarismo e/ou tabagismo.

De acordo com o chefe do Núcleo de Tumores Colorretais do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Samuel Aguiar Jr., existem diversos tipos de pólipos intestinais, que geralmente benignos, não causam dor, desconforto ou qualquer outro sintoma. “No entanto, ainda assim, quando diagnosticados, é necessária sua remoção e acompanhamento, pois em alguns casos podem evoluir para câncer de intestino”, explica.

O tipo mais comum de pólipo intestinal, o adenoma, é também o que mais predispõe ao câncer. Para diminuir esse risco, recomenda-se à população em geral a realização da colonoscopia após os 50 anos. Neste exame endoscópico do intestino grosso, é possível visualizar e remover pólipos, inclusive aqueles que representem chance de malignidade no futuro. “Conforme as características, a quantidade e o tamanho das lesões, o profissional determinará a periodicidade com que o paciente deve repetir o procedimento”, explica Dr. Samuel. “Como a evolução de um pólipo para câncer colorretal é lenta e leva em torno de 5 a 10 anos, a realização da colonoscopia permite identificar e eliminar lesões potencialmente cancerosas antes que a doença de manifeste”.

Alguns pacientes, porém, devem se submeter mais cedo ao procedimento. É o caso de quem tem histórico familiar de câncer colorretal ou manifesta sintomas como cólicas, sangramentos ou alterações nos hábitos intestinais. “Prestar atenção aos sinais do corpo e fazer exames sempre que necessário é a melhor alternativa para evitar problemas”, finaliza Dr. Samuel.

Marca Hospital A. C.Camargo

2 comentários em “Médicos retiram quatro pólipos do intestino de Cássio Cunha Lima, mas o que é pólipo intestinal ?(fique por dentro)”

  1. Devia ter se operado em nos hospitais públicos de Campina, pelo menos ficaria mais perto de casa e de nosso conforto, pois da mesma forma que ele se preocupa com nossa Saúde eu mim preocupo com a saúde dele.

Não é possível comentar.