Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MAIS OU MENOS TUDO QUE COMENTEI População detecta politicagem e partidarização na eleição de Conselhos Tutelares na Paraíba

 

As eleições para escolha dos conselheiros tutelares ocorridas neste domingo, 4, em todo o país, mobilizaram grupos políticos no apoio a diversos candidatos, segundo fontes. Apesar da fiscalização do Ministério Público, foram muitas as situações em que candidatos receberam apoio até financeiro para suas campanhas.

Em João Pessoa, nas eleições dos conselhos tutelares, ocorreu até a “compra” de candidatos por agentes políticos, realidade que já não é mais escondida. “A negociação é grande, tem vereadores aí que estão dando de R$ 2 mil a R$ 5 mil para o conselheiro fazer a campanha”, revelou Carlos Antônio Ribeiro da Silva, 32 anos, educador social que tentou a recondução ao cargo de conselheiro, mas se diz desestimulado em função da concorrência desleal com candidatos apoiados por donos de mandatos.

Ítalo Fittipaldi vê com preocupação esse fenômeno da partidarização de eleições e avalia como perigosa a intensificação dessas interferências. “O grande problema é essas instituições se transformarem em apêndices de partidos políticos, em uma espécie de extensão de legendas, porque assim elas perdem até mesmo a sua legitimidade de representação”, disse o especialista.

A presidente do Conselho Tutelar Sudeste de João Pessoa, Lindinalra da Silva, 28 anos, denunciou que grande parte dos candidatos a conselheiro encara o cargo como “trampolim político”. “Infelizmente virou um cabide de emprego. O que motiva, hoje, algumas pessoas a concorrerem ao cargo de conselheiro tutelar é o salário, a oportunidade de estar em um meio político-partidário”, denuncia Lindinalra.

Em Itabaiana, o ex-conselheiro tutelar Sousa Filho disse ter ocorrido certo partidarismo na campanha, onde o prefeito usou a máquina para tentar eleger seu candidato que ficou em sétimo lugar, na suplência. O mais votado, Paulo Rodrigo, foi apoiado pelo grupo que defende o Governador, segundo a mesma fonte.

Outra fonte afirmou ter ficado surpreso com a eleição de Lila e Irmã Conceição, esta última apoiada por uma facção protestante. Ainda conforme a fonte, a candidata eleita Michelly Gardênia foi apoiada pelos partidários da ex-prefeita Dida Moreira.

Tribuna do Vale

2 comentários em “MAIS OU MENOS TUDO QUE COMENTEI População detecta politicagem e partidarização na eleição de Conselhos Tutelares na Paraíba”

  1. claro que existe isto em todo canto,pode até ser uma mera coincidência,mais em todas que aqui ja ouvi,os primeiros colocados sempre estar ali,bem próximos da mudinha…kkkkkk

Não é possível comentar.