Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

LOJA MAÇÔNICA ITACOATIARA 4 DE INGA PRETENDE FUNDAR ORDEM DEMOLEY ( Veja o que é)

demoley1

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. É uma organização neo-templária fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçon Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria[carece de fontes], oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria – denominações dascélulas da organização.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto ao Preceptor da Normandia, Geoffroi de Charney por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A Ordem Demolay possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivo e passa a poder acompanhar os trabalhos do Capítulo através da “Associação DeMolay Alumni“. No Brasil, a Ordem é distribuída em mais de setecentos e noventa capítulos, sendo que os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em vários países como ArgentinaAruba (Países Baixos), AlemanhaAustráliaBolíviaBrasilCanadáColômbiaEstados UnidosFilipinasFrançaGuam (Estados Unidos), ItáliaJapãoMéxicoPanamáParaguaiPeru e Uruguai.

No dia 8 de abril de 2008, o Estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março. Em  19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem.

Princípios

Os princípios da Ordem são baseados em 7 virtudes, consideradas cardeais (1. Amor Filial, 2. Reverência pelas Coisas Sagradas, 3.Cortesia, 4. Companheirismo, 5. Fidelidade, 6. Pureza e 7. Patriotismo), incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo esses preceitos, que são considerados pela Ordem como diferenciais na vida de um líder e de um Homem de Bem, também como determinantes para seu destino. 

 
Vista Interior do Capítulo DeMolay Cavaleiros da Luz, de Ribeirão Preto/SP

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

Assim prescreve a ética de um DeMolay:

  • Um DeMolay respeita Deus acima de tudo;
  • Um DeMolay honra todas as mulheres;
  • Um DeMolay ama e honra seus pais;
  • Um DeMolay é honesto;
  • Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
  • Um DeMolay executa trabalhos honestos;
  • Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
  • Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
  • A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança.

Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay

A Ordem DeMolay invoca sete luzes, simbolizando as sete virtudes cardeais de um DeMolay, que iluminam seus caminhos conforme passam pela estrada da vida, simbolizando tudo que é bom e correto, a base de suas vidas.

Amor Filial: é o amor e carinho que devemos ter por nossos pais, que nos semearam, geraram, nos ensinaram as primeiras lições de nossas vidas e se sacrificaram por nós. Através deles nós tivemos as primeiras lições de educação, respeito e na crença em Deus.

Reverência pelas Coisas Sagradas: significa a crença em Deus, não importando a sua religião. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter fé Nele.

Cortesia: educação, respeito e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz. Os DeMolays possuem o seguinte pensamento:

“Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade”.

Companheirismo: é ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um Irmão em momentos de dificuldade. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída.

Fidelidade: é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for confiado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos ou faltar com seu juramento.

Pureza: é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão.

Patriotismo: é respeitar e defender a nossa Pátria, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade.

Graus

Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro, envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas. O segundo envolve os graus históricos, filosóficos e honoríficos, que compõe da Ordem da Cavalaria.

Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Ordem da Cavalaria são trabalhados em Conventos (SCODB) ou Priorados (SCODRFB).

Grau Iniciático

Primeiro grau da Ordem DeMolay, em que os DeMolay’s recém iniciados ingressam quando são admitidos em um capítulo e refletem sobre a Cerimônia de Iniciação.

O Primeiro Grau DeMolay, chamado Grau Iniciático, é baseado nas Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. O ingresso na Ordem exige do candidato no mínimo um esboço dessas Sete Virtudes, sendo esse Grau responsável por esculpi-las e valorizá-las, fazendo com que o jovem as honre e dignifique ainda mais em sua vida diária. É ainda nesse Grau que o jovem possui o primeiro contato com o esoterismo oferecido pela Ordem, através de toda a simbologia incutida na disposição dos objetos dentro da Sala Capitular, nas posições e movimentações dos Oficiais nas cerimônias e em seus paramentos, o que compõe a ritualística que rege as sessões da Ordem. Despertar o interesse sobre a Ordem da forma correta nesses iniciáticos é um trabalho delicado e muito importante para que se possa colher bons resultados dos ensinamentos oferecidos no dia a dia de seus membros.

Grau DeMolay

Segundo grau da Ordem, alcançado somente pelos DeMolay’s mais esforçados, que após demonstrarem merecimento e conhecimentos adquiridos na convivência capitular e estudos pertinentes ao Grau Iniciático. Antes de receber o Grau DeMolay, deve-se fazer um exame de proficiência no qual são testados os conhecimentos do iniciático sobre os princípios básicos da Ordem.

 

1 comentário em “LOJA MAÇÔNICA ITACOATIARA 4 DE INGA PRETENDE FUNDAR ORDEM DEMOLEY ( Veja o que é)”

  1. Ivamara Ramos Barbosa

    É sem dúvidas uma excelente aquisição para os jovens que iram se ingressar nessa mais nova etapa, sem dúvidas nenhuma caro amigo Vavá um futuro Demolay respeita Deus acima de tudo; ama e honra seus pais; é honesto; é o orgulho de seus pais, sua família e seus amigos; A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança. Aí eu pergunto… Quem é que não quer ter um filho que siga tamanhos ensinamentos??? Como mãe apoio sim, e espero que outros pais da nossa cidade também façam o mesmo. #EUDIGOSIMAODEMOLAY. #EUDIGOSIMAMAÇONARIA .

Não é possível comentar.