Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

LA VEM CHEGANDO A TRANSPOSIÇÃO SE ARRASTANDO QUE NEM COBRA PELO CHÃO

Água da transposição muda visual, mas efeitos da seca ainda continuam na Paraíba… O chão no leito do Rio Paraíba rachado pela seca estala a cada centímetro que vai sendo molhado pelas águas da transposição do Rio São Francisco. Há cinco anos não passava água em abundância por aqui. De cima de uma rocha, sentados, um grupo de moradores assiste à água chegando, enchendo poços e seguindo seu rumo. A cidade é Cabaceiras, no Cariri paraibano, que tem o pior índice pluviométrico do Nordeste do Brasil. O impacto visual da água passando é forte, mas ainda vai levar um tempo para que os efeitos de seca cessem. A imagem da água passando pelo chão rachado foi capturada no sítio Jacaré, na zona rural do município, quando ela passava pelos últimos quilômetros antes de entrar na bacia do açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, que está com apenas 3% da capacidade total. Há 35 dias, as águas da transposição do Rio São Francisco chegaram ao estado da Paraíba, através da cidade de Monteiro no Cariri paraibano. Por onde tem passado, a água tem causado uma impacto em meio à devastação. O agricultor Tiago Guimarães, 27 anos, mora no sítio Jacaré e nos últimos dias ficou monitorando o rio para acompanhar o momento da chegada “Pra ser sincero eu pensei que ia demorar mais. Por causa que aqui estava muito seco. Mas graças a Deus chegou. Faz muitos dias que essa água estava para chegar e ficava todo mundo olhando (o rio). É muito bom ter uma água que vai servir para beber, para dar aos bichos, plantar milho, feijão”, disse ele. Água ainda não pode ser usada Apesar da boa expectativa, a água que chega ainda não pode ser usada, pois precisa passar por tratamento. Também ainda está proibida a utilização da água para irrigação. A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) está fazendo o cadastramento das famílias que moram a margem do leito do Rio Paraíba. “Quando o problema de abastecimento humano for resolvido, essas famílias vão pode usar a água através de outorgas que serão cedidas”, disse o presidente da Aesa, João Fernandes.
 
Itabaiana hoje e região

5 comentários em “LA VEM CHEGANDO A TRANSPOSIÇÃO SE ARRASTANDO QUE NEM COBRA PELO CHÃO”

  1. É preciso que se cuide da mitigação das mudanças climáticas e de regimes de chuvas, sem esquecer da adaptação e do plantio de árvores. As florestas são responsáveis por maior evaporação e permeabilidade do solo, aumentando as precipitações e alimentando os lençóis freáticos. Por isso, ações de recomposição da cobertura vegetal merecem destaque no combate à crise hídrica. A proteção das nascentes e beiras de cursos d’água é fundamental para a revitalização dos rios. É necessário a recuperação dos mananciais, como o Rio São Francisco, que com a transposição de parte de suas águas para o Nordeste, poderá proporcionar a redenção da Região. Além de água limpa, precisamos de quantidade. Por isso, é imprescindível se cuidar das nascentes, do contrário, no futuro, o Rio não terá volume d água suficiente para a sustentabilidade da transposição.

  2. Fui à Monteiro e a Sertânea para ter e sentir a sensação do nosso povo sofredor que tanto tem sofrido. A chegada do S Francisco coincidiu com as águas de São José , mas ambas são bem vindas.

Não é possível comentar.