Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

INTERNACIONAIS : Jean Wyllys liga mortes em boate gay a Marco Feliciano e Jair Bolsonaro

Jean-Wyllys-Bolsonaro-Feliciano

A repercussão causada pela tragédia ocorrida em Orlando foi intensa nas redes sociais e tomaram conta dos noticiários em todo o mundo. Entre tantas manifestações sobre o fato, uma postagem gerou alguns atritos. O deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ) se manifestou através no Facebook ao discorrer um texto que logo foi comentado e compartilhado milhares de vezes.

Para Wyllys, a motivação do atentado “foi a aversão que ele [Omar] tinha pelo modo de vida dos gays, bissexuais e lésbicas”. Prosseguiu afirmando que “o fundamentalismo religioso está na origem do ódio… contra as pessoas LGBT”.

No texto, o deputado deu a entender que casos assim são motivados por discursos inflamados de algumas personalidades. Citou nominalmente os deputados pasto Marco Feliciano (PSC/SP), pastor Eurico (PHS/PE), além do pastor Silas Malafaia, a psicóloga Marisa Lobo e a pastora/cantora Ana Paula Valadão.

Mencionou ainda Jair Bolsonaro (PSC/RJ), que é católico, mas defende a agenda conservadora da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso.

Para Wyllys, as pessoas citadas por ele possuem um “discurso de ódio” que “pode levar pessoas de bem a praticar atos de violência física – assassinatos e agressões físicas – contra membros da comunidade LGBT”.

Pouco tempo depois, Marco Feliciano usou a sua conta do Facebook para rebater as acusações do colega.

“É lamentável o grau de psicopatia dos seres humanos neste século. O Estado Islâmico é responsável também pelo assassinato de mais de 150 mil cristãos”, lembrou ele. Logo em seguida, ressaltou que “o deputado ex-BBB me ataca, e também ataca outros cristãos dizendo ser nossa culpa, mas ele nunca se pronunciou sobre estas mortes, para ele, cristãos são uma subespécie e não merecem atenção”, rebateu.

Feliciano ressaltou ainda que lamentava a morte das pessoas na boate, “peço que Deus conforte suas famílias, em oração peço que haja paz neste mundo”. Encerrou com um recado “ao ex-BBB peço, MENOS ÓDIO e seja mais sério, mais responsável com suas postagens”.

Já o deputado pastor Eurico (PHS/PE) afirmou que “Jean Wyllys, que se diz representante do ativismo homossexual, nada mais é do que frustado. É uma pessoa que, por sofrer de distúrbios emocionais, tenta se esconder por traz de uma bandeira que não lhe garante um total respaldo. Dessa maneira, sai atirando em todos que não comungam com suas frustrações.”

O pastor lembrou que “Cristãos morrem todos os dias vitimados por extremistas islâmicos em todo mundo, e eu nunca vi ele defender nenhuma família vitimada. Nós, cristãos evangélicos, não defendemos nem apoiamos nenhum ato de violência contra qualquer ser vivente, seja racional ou irracional. Que Deus tenha misericórdia de sua alma e o liberte-o da escravidão que ora vive.”

Confira o texto de Jean Wyllys

 

ORLANDO: PODERIA SER QUALQUER UM DE NÓS

Um HORROR! Poderia ser eu! Poderia ser Bruno! Poderia ser Markos! Poderia ser Evelyn! Poderia ser Fabiano! Poderia ser Lis! Poderia ser Léo! Poderia ser Rodrigo! Poderia ser Alessandra! Poderia ser Edy! Poderia ser Nicole! Poderia ser qualquer um de nós! Você conhece algum gay, alguma lésbica, alguma pessoa bissexual? Um amigo, um colega de trabalho, uma vizinha, uma prima? Pois el@ estaria morto se estivesse ontem em Orlando, se divertindo numa boate sem fazer mal a ninguém. Estaria morto pelo simples fato de que ama e volta seu afeto para pessoas do mesmo sexo. Esses assassinatos em Orlando, motivados pela homofobia mais sórdida, nos matam a todos nós, gays, lésbicas, bissexuais e transexuais em todo o mundo; levam um pouco de todas e todos nós junto com as vítimas!

Foram cinquenta mortos e cinquenta e três feridos! É o maior massacre cometido nos Estados Unidos desde o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. Um homem armado, identificado como Omar Saddiqui Mateen, nascido nos EUA, mas filho de pais afegãos, ingressou numa boate gay em Orlando e assassinou cinquenta seres humanos. O pai de Omar disse aos veículos de comunicação que o jovem tinha ficado “muito incomodado” em uma recente viagem a Miami quando viu dois homens se beijando. Essa declaração do pai do assassino não deixa dúvida que a motivação do atentado foi a aversão que ele tinha pelo modo de vida dos gays, bissexuais e lésbicas. A referência a que ele, o assassino homofóbico, não gostaria que seus filhos vissem dois homens se beijando é emblemática – e está em sintonia com o conjunto de estupidezes e ameaças homofóbicas vomitadas em minhas redes sociais todos os dias por “cidadãos de bem” que me odeiam por defender os direitos humanos das pessoas LGBT.

Nos próximos dias, haverá novas informações e muita discussão política sobre este brutal atentado, que podem inclusive afetar a campanha presidencial nos EUA. E haverá muita discussão sobre a vinculação pessoal ou não do assassino com o terrorismo islâmico. Mas independentemente desse fato, que ainda não conhecemos com certeza (se ele fazia parte ou não de algum grupo terrorista), tem outro que não pode ser negado: fosse ou não Omar Saddiqui Mateen integrante de algum grupo islâmico radical específico, o fundamentalismo religioso (islâmico nesse caso, mas que existe também em outras religiões, como bem sabemos no Brasil) está na origem do ódio que leva pessoas em diferentes lugares do mundo, inclusive pessoas comuns que nunca suspeitaríamos que fossem capazes de fazer isso, a exercer as formas mais cruéis e desumanas de violência contra as pessoas LGBT.

Lamento, com indignação e medo do que pode vir pela frente, mas sobretudo com indignação, essas mais de 50 vidas humanas ceifadas de maneira covarde. Torço pela vida e a recuperação dos sobreviventes. E solidarizo-me com seus familiares. A homofobia e a transfobia não é uma abstração nem uma invenção como sugerem os canalhas que a praticam, mas não querem ser chamados de homofóbicos e transfóbicos. Ela produz vítimas fatais. No Brasil, são quase 300 assassinatos por ano.

E quando criticamos os discursos de ódio dos “bolsomitos” e “malafaias” e “felicianos” e “euricos” e das “marisas lobos” e “ana paulas valadões” da vida e dos legislativo contra gays, lésbicas e transexuais, estamos pensando justamente no quanto o discurso de ódio proferido por essas pessoas – agora em alta porque aliados dos golpistas que tomaram a presidência da República – pode levar pessoas “de bem” a praticar atos de violência física – assassinatos e agressões físicas – contra membros da comunidade LGBT.

Delírios homofóbicos reproduzidos por políticos e líderes religiosos mentirosos – como a ideia de que gays, lésbicas, bissexuais e transexuais queremos impor uma “ideologia de gênero” ou praticamos “cristofobia” – podem levar a barbárie como a perpetrada, em atacado, na Flórida, mas também à praticada no varejo aqui no Brasil.

Esperamos que o atentado nos EUA não sirva a um discurso de estigmatização do Islã nem dos imigrantes do oriente médio vivendo naquele país. Que Donald Trump não recorra à sua conhecida demagogia e faça uso eleitoreiro dessas mortes em favor da extrema direita americana, que é profundamente homofóbica e xenófoba. Porém, também esperamos que as raízes religiosas dos preconceitos anti-homosexualidade não sejam descartadas do debate que virá na sequência. Podem tentar afastar a questão religiosa o quanto quiserem que não conseguirão. No fundo, mesmo no caso de pessoas não-religiosas, o preconceitos anti-homossexuais e os atos de homofobia que decorrem deles têm como alicerce o discurso das “religiões do Livro” que tratam como pecado mortal a sexualidade que não seja para fins de procriação e, mais duramente, isso que hoje chamamos de homossexualidade. Para que não comecem a dizer que só radicais islâmicos desumanizam gays, bissexuais e lésbicas, quero lembrar a todos e todas o outdoor espalhado por Malafaia em ruas do Rio de Janeiro – “Deus fez macho e fêmea” – e a letra da canção repetida pelos evangélicos fanáticos em púlpitos e nas redes sociais: “Deus fez Adão e Eva e não Adão e Ivo”.

Não podemos deixar que esse horror continue!

Créditos: Polêmica Paraíba com Gospel Prime

2 comentários em “INTERNACIONAIS : Jean Wyllys liga mortes em boate gay a Marco Feliciano e Jair Bolsonaro”

  1. Eu acho, que esses líderes islâmicos, também tem que ser chamados à responsabilidade, pois eles são no mínimo omissos, nesses casos, eles sabem quem é terrorista no meio dos outros, mas não os entregam às autoridades.
    Eu tô cansado desse discurso, de que o Islâ prega a paz.
    Lá também diz que as mulheres só podem casar com islâmicos, que a missão deles é converter os infieis ao islâ pois é a verdadeira religião….
    Quantos cristãos são expulsos na Nigéria e do Sudão todos os dias ?
    Pergunta qual cristão tem coragem de fundar uma igreja em um país islâmico!
    Enquanto isso são recebidos com tolerância e respeito no Ocidente, aliás como deve ser.
    Porém, eles não ensinam os filhos a respeitar a cultura e as leis dos países que os acolheram, não respeitam as policiais alemãs e o número de estupros na Suécia, disparou ,.

Não é possível comentar.