Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

HOMENAGEM A JOSÉ TAVARES DA COSTA (Zuquinha)

CIDADÃO ILUSTRE QUE SE TORNOU FILHO DE ITABAIANA.

Aos 28 dias do mês de fevereiro do ano de 1926, nascia José Tavares da Costa (Zuquinha), em Lagoa de Pedra, município de Guarabira; filho caçula, dos homens, de uma prole de nove. Seus pais, Francisco Gomes da Costa e Maria Tavares da Costa, ficaram surpreendidos, quando seu filho Zuquinha, aos 12 anos de idade, tinha uma sede implacável de negociar, a ponto de querer vender a máquina de costura de sua genitora para iniciar o seu objetivo de vida. Naquele momento sinalizavam suas características de dinamismo, bravura e garra para alcançar suas metas.
Não se deixando frustrar, iniciou como vendedor de confeitos, no cinema do Sr. Zezinho em Guarabira, onde todo o seu pequeno lucro já impulsionava para conquistas posteriores.
Em 1938, seu pai, incentivado pelo primo João Batista da Costa, veio sozinho para a cidade de Itabaiana, onde fundou a Indústria de Sabão. Após dois anos de instalação, trouxe sua família a este mesmo destino.
Com seus 14 anos completo, Zuquinha começa seu trabalho junto à fábrica. Com o falecimento do seu genitor, foi emancipado por sua mãe, para então assumir a direção da empresa juntamente com a sua genitora, seu primo Manoel e seu irmão José Tavares, o qual teve que se afastar por ter sido convocado para servir a 2ª guerra.
Em 15 de janeiro de 1955, contraiu matrimônio com a bela jovem Eleide Fonsêca da Costa, nascendo desta união, seus filhos: Liliane Fonsêca da Costa (in memorian), Martha Helena, Ricardo Sérvulo, Rodrigo e Rogério.
Exerceu alguns cargos de caráter público e social, como diretor presidente do Hospital São Vicente de Paulo, instituição filantrópica que há décadas presta serviços cruciais à saúde da população de Itabaiana e todo o Vale do Paraíba. Tendo sido ainda presidente do Itabaiana Clube. Ocupou também a função de presidente da ARENA ao lado de importantes lideranças políticas estaduais, como: Antônio Batista Santiago.
Atualmente desenvolve o exercício na diretoria da FIEP (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba) exercendo o cargo de diretor.
Como resultado do reconhecimento de uma trajetória séria, recebeu o título de cidadão itabaianense conferido pela Câmara Municipal desta cidade.
Em suma, é este homem sábio e obstinado que viemos homenagear, acima de tudo pelo seu dinamismo, lucidez e serenidade. Traços que lhe são peculiares e que o mantém aos 82 anos, na batalha diária à frente da Indústria de Sabão e Velas RIASE, acompanhado por irmão, sobrinhos e seu filho Rodrigo.
Incansável e sabiamente cumprindo a voz da sua vasta experiências e convicção de vida.
Parabéns Zuquinha pela sua lição de vida! Todos lhe admiram pela sua honestidade, luta sensatez e liderança. Desta forma, torcemos para que sempre tenhamos no porvir, homens do seu quilate, exemplo e protótipo do Jargão popular. “Querer é Poder”!
Parabéns também, a todos que têm a honra de tê-lo como pai, tio, irmão, primo, cunhado e amigo. Exemplo de inesgotável vontade de querer.
Que o nosso bom DEUS, o proteja e o abençoe por muitos anos.
Parabéns e muitas felicidades!

Texto muito apropriado para despedida de um ilustre ser humano, que dedicou uma vida a servir e ajudar o próximo.

Itabaiana, 05.02.2015.

DEUS SEJA LOUVADO

Materia do facebook de Heraclito Fonseca De Morais Morais

 ·

1 comentário em “HOMENAGEM A JOSÉ TAVARES DA COSTA (Zuquinha)”

Não é possível comentar.