Aos 28 dias do mês de fevereiro do ano de 1926, nascia José Tavares da Costa (Zuquinha), em Lagoa de Pedra, município de Guarabira; filho caçula, dos homens, de uma prole de nove. Seus pais, Francisco Gomes da Costa e Maria Tavares da Costa, ficaram surpreendidos, quando seu filho Zuquinha, aos 12 anos de idade, tinha uma sede implacável de negociar, a ponto de querer vender a máquina de costura de sua genitora para iniciar o seu objetivo de vida. Naquele momento sinalizavam suas características de dinamismo, bravura e garra para alcançar suas metas.
Não se deixando frustrar, iniciou como vendedor de confeitos, no cinema do Sr. Zezinho em Guarabira, onde todo o seu pequeno lucro já impulsionava para conquistas posteriores.
Em 1938, seu pai, incentivado pelo primo João Batista da Costa, veio sozinho para a cidade de Itabaiana, onde fundou a Indústria de Sabão. Após dois anos de instalação, trouxe sua família a este mesmo destino.
Com seus 14 anos completo, Zuquinha começa seu trabalho junto à fábrica. Com o falecimento do seu genitor, foi emancipado por sua mãe, para então assumir a direção da empresa juntamente com a sua genitora, seu primo Manoel e seu irmão José Tavares, o qual teve que se afastar por ter sido convocado para servir a 2ª guerra.
Em 15 de janeiro de 1955, contraiu matrimônio com a bela jovem Eleide Fonsêca da Costa, nascendo desta união, seus filhos: Liliane Fonsêca da Costa (in memorian), Martha Helena, Ricardo Sérvulo, Rodrigo e Rogério.
Exerceu alguns cargos de caráter público e social, como diretor presidente do Hospital São Vicente de Paulo, instituição filantrópica que há décadas presta serviços cruciais à saúde da população de Itabaiana e todo o Vale do Paraíba. Tendo sido ainda presidente do Itabaiana Clube. Ocupou também a função de presidente da ARENA ao lado de importantes lideranças políticas estaduais, como: Antônio Batista Santiago.
Atualmente desenvolve o exercício na diretoria da FIEP (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba) exercendo o cargo de diretor.
Como resultado do reconhecimento de uma trajetória séria, recebeu o título de cidadão itabaianense conferido pela Câmara Municipal desta cidade.
Em suma, é este homem sábio e obstinado que viemos homenagear, acima de tudo pelo seu dinamismo, lucidez e serenidade. Traços que lhe são peculiares e que o mantém aos 82 anos, na batalha diária à frente da Indústria de Sabão e Velas RIASE, acompanhado por irmão, sobrinhos e seu filho Rodrigo.
Incansável e sabiamente cumprindo a voz da sua vasta experiências e convicção de vida.
Parabéns Zuquinha pela sua lição de vida! Todos lhe admiram pela sua honestidade, luta sensatez e liderança. Desta forma, torcemos para que sempre tenhamos no porvir, homens do seu quilate, exemplo e protótipo do Jargão popular. “Querer é Poder”!
Parabéns também, a todos que têm a honra de tê-lo como pai, tio, irmão, primo, cunhado e amigo. Exemplo de inesgotável vontade de querer.
Que o nosso bom DEUS, o proteja e o abençoe por muitos anos.
Parabéns e muitas felicidades!
Texto muito apropriado para despedida de um ilustre ser humano, que dedicou uma vida a servir e ajudar o próximo.
Itabaiana, 05.02.2015.
DEUS SEJA LOUVADO
Materia do facebook de Heraclito Fonseca De Morais Morais
linda homenagem a uma personalidade de imaculada hombridade .
Não é possível comentar.