Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo federal decide intervir na segurança do Rio

Governo federal decide intervir na segurança do Rio

O governo federal decidiu decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro e nomeará um general do Exército como interventor, com responsabilidade sobre a polícia, os bombeiros e o setor de inteligência do Estado, confirmou o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), nesta sexta-feira.

Soldado das Forças Armadas patrulha Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Foto de 05/04/2014
 
Soldado das Forças Armadas patrulha Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Foto de 05/04/2014

Foto: Reuters

A intervenção federal pode ter implicação direta na votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência, prevista para este mês na Câmara dos Deputados, uma vez que o artigo 60 da Carta Magna diz que a “Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio”.

 

O presidente Michel Temer decidiu pela intervenção em reunião na noite de quinta-feira com a presença de ministros e parlamentares, no mesmo encontro em que bateu o martelo sobre a criação do Ministério da Segurança Pública.

Fontes palacianas disseram à Reuters, na quinta-feira, que o governo definiu a criação de um novo ministério para cuidar da área de segurança pública que pode ser extraordinário, ou seja, temporário, montado para funcionar enquanto o governo avaliar que existe a necessidade de sua existência.

Portal Terra

1 comentário em “Governo federal decide intervir na segurança do Rio”

  1. Intervenção militar é um erro. Civis sem o direito de ir e vir e as autoridades públicas perdendo seu poder legítimo para os militares… Estamos na década de 70????

Não é possível comentar.