Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governo corta abastecimento de 20 municípios paraibanos

Governo corta abastecimento de 20 municípios paraibanos

Pelo menos 20 cidades paraibanas vão ficar sem o abastecimento de água realizado pela Operação Carro-Pipa do Exército.

A determinação é do governo federal, que, baseado em um estudo antigo do IBGE, extingue algumas cidades indicadas como sendo da região do Semiárido para a região do Brejo.

A notícia pegou muitos municípios de surpresa. Um deles foi Matinhas, que agora classificada como Brejo, será prejudicada com a ação do Ministério da Defesa.

– Fomos pegos de surpresa com a decisão do Ministério da Defesa, alegando que Matinhas, até o final de novembro, vai ficar de fora do programa. Isso criou um temor muito grande entre a população. O atual governo quer tirar a cidade do programa, baseado em um estudo antigo do IBGE, que coloca Matinhas como região de Brejo, que é tido como um local com muito aporte de água – disse o diretor da Defesa Civil de Matinhas, Eugênio Moreira.

Foto: Arquivo

Ele ressaltou que 76% da população da cidade é agricultora e mais de 80% atendida por carros-pipa, distribuídos em 48 pontos no município, já que na localidade não há água encanada.

Eugênio salientou ainda que desde o ano de 1998 a cidade é abastecida dessa forma, e nenhum outro presidente da República tinha tirado a cidade da Operação Pipa.

Com a saída, o município não terá condições de arcar com o abastecimento, realizado por nove carros-pipa do Exército, pois só conta com um próprio, além de todo o custo operacional.

Para tentar reverter o quadro, Matinhas e as cidades circunvizinhas, elaboraram uma documentação em conjunto, para entregar ao Ministério da Integração Social, no intuito de reverter a decisão.

Além desta, as cidades de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Araçagi, Areia, Belém, Caldas Brandão, Cuité de Mamanguape, Gurinhém, Juarez Távora, Joca Claudino, Lagoa de Dentro, Pilar, Pilões, Pirpirituba, São Domingos de Pombal, São Miguel de Taipu, Serra da Raiz, Serra Redonda e São Vicente do Seridó, também deixarão de receber a Operação Carro-Pipa.

*Com informações da Rádio Campina FM.

1 comentário em “Governo corta abastecimento de 20 municípios paraibanos”

Não é possível comentar.