Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

FIQUE POR DENTRO : Os 10 Maiores Mitos Sobre a Maçonaria

 

Desde muitos séculos existem detratores da Maçonaria.  Pessoas mal intencionadas, pseudo-religiões, seitas de todo tipo, governos totalitários e teocráticos falam as maiores bobagens, mentiras e sandices a respeito da Fraternidade Maçônica.  Este post tem o intuito de desfazer alguns destes mitos e crendices.

  1. A Maçonaria é uma Religião.

Não é verdade, a Maçonaria é uma sociedade secreta iniciática. Seus membros podem ser de qualquer religião; existem Maçons católicos, protestantes, evangélicos, pentecostalistas, judeus, muçulmanos, etc.

  1. Na Maçonaria só são aceitos ateus e é necessário negar a Deus e a Jesus Cristo.

Nada mais inverídico. Na Maçonaria é condição “sine qua non” acreditar em Deus ou equivalente ao que a palavra sugere: Alá, Pai Celestial, Energia Suprema, etc. Dentro da Maçonaria é usado o termo Grande Arquiteto do Universo, ou seja, ateus não são bem-vindos. O Maçom não é obrigado a crer em Jesus Cristo assim como muçulmanos não acreditam em Jesus como filho de Deus, e os judeus tão pouco, ou seja, na Maçonaria são respeitadas as religiões e crenças pessoais de seus membros.

  1. Todo Maçom é rico.

Quem diz isso, provavelmente, não conhece muitos Maçons. Para ser Maçom, a pessoa deve poder cumprir determinados compromissos financeiros. Lembre-se: a Maçonaria não é uma religião é uma sociedade, assim como um clube ou uma associação de qualquer tipo tem seus gastos, seus custos, que são supridos pelos seus associados.

  1. Qualquer um pode ser maçom.

Não é bem assim. Para ser Maçom tem que, necessariamente, ser indicado e apresentado por um Maçom, preencher uma ficha; essa ficha de ingresso deve ser aprovada e depois é feita uma investigação sigilosa sobre a pessoa indicada, inclusive é consultada a cônjuge do aspirante a Maçom, caso ele tenha uma má conduta social (o Maçom deve ser livre e de bons costumes), familiar ou profissional, sua entrada nos quadros da Maçonaria não é aprovada.

  1. A Maçonaria ajuda financeiramente seus integrantes.

Não é como pensam. É possível uma ajuda financeira, mas, em geral, não é assim que acontece. Os Maçons se consideram Irmãos entre si; se você vai a uma lanchonete, por exemplo, e existem duas lanchonetes, uma que pertence a seu Irmão e outra de uma pessoa desconhecida, a qual lanchonete você iria? Creio que a maioria prestigiaria a lanchonete do seu Irmão e não a de um desconhecido. Maçom ajuda um Maçom, na mesma proporção em que um irmão ajuda outro irmão. Muitas vezes, irmãos brigam entre si; o mesmo também acontece entre Irmãos da Maçonaria.

  1. A Maçonaria é “ocultista”.

Depende muito do que se chama de “ocultismo”. A grande maioria do conhecimento oculto, revelado (ou não) aos membros da Maçonaria, pode ser obtida através de livros; não são fáceis, as bibliotecas maçônicas espalhadas pelo mundo. São extremamente grandes e dispõem de livros muito antigos, com conhecimentos muitos deles já perdidos ou esquecidos pelo público em geral, além dos Ritos e Cerimônias que trazem tradições de séculos em sua bagagem. Porém, na prática, esses conhecimentos e tradições estão disponíveis para qualquer um que se predisponha a dedicar uma vida inteira de pesquisas e estudos sobre esses assuntos. Neste sentido, a Maçonaria é ocultista. Já no que concerne a Magia Negra, feitiços e sortilégios, isso não passa de lendas ridículas.

  1. A Maçonaria venera cabras, bodes e outros animais simbolizando o diabo.

Olha, isso é tão ridículo e ao mesmo tempo difícil de explicar. Sim existem símbolos que podem suscitar enganos, mas apenas para quem não estudou esses símbolos e quem não leu ou estudou suas próprias religiões. Em geral, o que é interpretado como sendo cabra, bode e diabo é a figura de Baphomet, que, em tendo chifres e tal, nada tem que ver com diabo. A representação gráfica do diabo (um ser com chifres, metade homem metade animal etc..) só passou a existir durante e após a Idade Média, a chamada idade das trevas, onde as pessoas não mais sabiam ler e escrever e acreditavam em qualquer bobagem que alguns membros da igreja católica lhes diziam; por exemplo: Maria Madalena era uma prostituta, não era e nem consta da Bíblia que teria sido; o diabo tem chifres, rabo pontiagudo e cara de bode, não existe nada disso na Bíblia, que Lúcifer é o Diabo ou sinônimo de diabo; primeiro, que nem existe a palavra diabo na Bíblia (existem as palavras Satanás e demônios); Lúcifer quer dizer “feito de luz”, ou seja, um ser feito de luz. Quanto aos simbolismos, atribuídos a Baphomet, qualquer bom livro sobre o assunto na Biblioteca Nacional (muito provavelmente na biblioteca de sua cidade também) pode, perfeitamente, esclarecer dúvidas a respeito. Agora tente ler livros sérios e não livros escritos com o intuito de convencer de que qualquer coisa provém de Satanás ou do mal. Se você quiser ler algo a respeito de Baphomet e ver que nada tem a ver com diabo ou coisa parecida, para ver uma descrição na Wikipédia (a menos que você ache que a Wikipédia também seja fruto do diabo é claro). A representação do “bode maçônico” é uma alegoria fictícia utilizada em tempos remotos, por pessoas fora da Maçonaria, para assustar as pessoas que não entendiam a Maçonaria, com a intenção de vincular a Maçonaria ao Diabo.

  1. Os símbolos do compasso E DO esquadro são símbolos satânicos ou do mal.

Estes símbolos tão somente representam “O Grande Arquiteto do Universo”, ou seja, Deus (ou o seu equivalente em sua religião).

  1. O símbolo do olho, dentro de uma pirâmide, é um símbolo maligno e satânico.

O símbolo do olho, dentro de uma pirâmide, simboliza o “Fiat Lux”, que significa “Faça-se a Luz”; que pode ser encontrado no Livro do Gênesis, da Bíblia, nos livros de várias religiões pelo mundo e pode ser encontrado nas notas de dólar americano. O Olho e a frase Fiat Lux podem ser encontrados na maioria das caixinhas de fósforo do Brasil e nem por isso as pessoas dizem que ela vem do mal. Até em filmes da seção da tarde, feitos para crianças e adolescentes, já foram exibidos filmes com o tema do “Olho que Tudo Vê”. O Olho, dentro da pirâmide, representa a onipresença de Deus, que tudo vê e de quem nada podemos esconder.

  1. A Maçonaria não faz caridade e só ajuda a seus membros.

Nada mais mentiroso! A Maçonaria ajuda e sustenta inúmeras obras e instituições de caridade, mesmo que você nunca venha a saber disso, pois, em geral, eles não ajudam e saem por aí contando sua prática de caridade.

Espero ter ajudado a população em geral a tirar um pouco destes estigmas contra a Maçonaria e ajudado a Maçonaria (na medida em que eu não sou Maçom) a esclarecer que a fraternidade preza pelo aperfeiçoamento do homem e esmera por um paradigma de virtudes e não o contrário. Grandes homens do passado e do presente foram e/ou são Maçons. A Maçonaria participou de inúmeros episódios da história mundial e brasileira. Denegrir, sem conhecer uma entidade secular como a Maçonaria, é típico dos que não sabem o que falam.

2 comentários em “FIQUE POR DENTRO : Os 10 Maiores Mitos Sobre a Maçonaria”

Não é possível comentar.