O evento “FESTA DA DEGUSTAÇÃO”, foi uma das ações do projeto transdisciplinar de Arte Educação “FARINHADA PEDAGÓGICA”, idealizado pelo professor de Arte José Iremar, artisticamente conhecido como (Rodrigues Lima). O projeto vem sendo executado no decorrer do ano letivo 2025, com o total empenho da Gestão Escolar; a criatividade de toda equipe docente das diferentes fases da Educação Infantil e Fundamental II, alunos, profissionais da Escola Cônego, famílias e comunidade como um todo. A “FESTA DA DEGUSTAÇÃO” celebrou a arte, a educação e a força da cultura popular, reforçando o sentimento de pertencimento em cada aluno e cidadão, às tradições ligadas à mandioca — símbolo da identidade cultural do povo.
Nessa perspectiva, uma das ações do Projeto “Farinhada Pedagógica”, que aconteceu durante a Festa da Degustação, foi propor à gestão Pública Municipal de Caldas Brandão, que seja oficialmente criado “O DIA DA TAPIOCA”, sugerindo ainda que esta data seja apresentada aos órgãos da PBTUR, para que passe a fazer parte do calendário Cultural e Turístico do Estado da Paraíba. Sugerindo ainda, que anualmente, Cajá possa comemorar a “Festa da Tapioca”, ou até mesmo a “Festa da degustação”. Sugere o autor do projeto.
O evento contou com a presença do Prefeito Fábio Rolim, que por sua vez também é um professor, e por essa razão compreendeu a essência do projeto que vem sendo realizado na Escola Cônego José Maria Mesquita.
Em sua fala o Prefeito discorre, “Em nome de Lima, quero parabenizar todas as pessoas que se envolveram, que contribuíram para a realização deste dia tão importante para a nossa educação e para o nosso Município. Nós temos aqui no Cajá, como identidade “Terra da tapioca”, e pela primeira vez a gente tem um projeto educacional, voltado exatamente para a valorização dessa identidade, com a valorização da arte, da cultura, da culinária das nossas raízes. Como professor, meu coração transborda de alegria, por ver uma aprendizagem significativa, onde a gente sai do abstrato, sai da teoria, sai da sala de aula e vai para a prática, por que é assim que o aluno aprende, é assim que se constrói conhecimento e cidadania”
Em clima de festa e alegria, o Prefeito Fábio agradeceu a presença e o empenho de toda escola e comunidade ali presente, demonstrando ser um entusiasta da arte e da cultura. Finalizou sua fala afirmado, “fico extremamente orgulhoso, feliz, vejo que isso aqui é um embrião para algo maior e melhor, que a gente tá construindo aí nos bastidores, e parece que o universo conspira, pois tá havendo uma sintonia, pois estamos criando outros projetos que em breve a gente vai anunciar para toda população”.
Em clima de festa e alegria, o Prefeito Fábio agradeceu a presença e o empenho de toda escola e comunidade ali presente, demonstrando ser um entusiasta da arte e da cultura. Finalizou sua fala afirmado, “fico extremamente orgulhoso, feliz, vejo que isso aqui é um embrião para algo maior e melhor, que a gente tá construindo aí nos bastidores, e parece que o universo conspira, pois tá havendo uma sintonia, pois estamos criando outros projetos que em breve a gente vai anunciar para toda população”.
A Secretária Municipal de Educação Raminha Rodrigues, afirmou em sua fala, “É de suma importância trabalhar a Educação com significado, e o projeto do professor Lima, ao qual parabenizo mais uma vez, assim como parabenizo também a todos que fazem a Escola de forma brilhante. Este projeto ressignifica a Educação, de fato. Toda e qualquer ação de aprendizagem, ela começa com o pertencimento e trabalhar o pertencimento dos nossos alunos é de suma importância. Temos muito a prestigiar esse projeto grandioso e maravilhoso que a escola desenvolveu e continua até novembro. Mais uma vez, parabéns a todos que fazem a Escola Cônego José Maria Mesquita, parabéns a todos os envolvidos. Viva a educação, viva a arte, viva a cultura do nosso município!! Parabéns a todos os alunos aqui presentes, assistindo e participando. Vamos prestigiar de forma bem positiva porque a festa está maravilhosa”.
Segundo a Gestora da Escola, Lílian Rogéria “Festa da Degustação foi uma verdadeira celebração da nossa cultura. Fiquei encantada em ver os alunos, junto com seus pais e avós, resgatando a tradição da farinhada e mostrando que a educação pode andar de mãos dadas com a história do nosso povo. Foi um momento de união entre gerações, de valorização da nossa identidade e de muito aprendizado. A “Farinhada Pedagógica” não é só uma atividade escolar, está sendo uma lição de vida para todos nós que participamos”.
Para Renata Medeiros, Supervisora Escolar “O projeto “Farinhada Pedagógica” trouxe o potencial de destravar a aprendizagem significativa e aumentou a colaboração entre alunos, professores e toda comunidade escolar.
Foi possível ver no decorrer das ações o envolvimento dos alunos de todos os segmentos da educação num processo de aprendizagem ativo, colaborativo e prático, onde se desenvolveram habilidades como pesquisa, mão na massa, resolução de problemas e trabalho em equipe, culminando na realização de um objetivo definido e bem estruturado, seja ele um projeto de vida individual ou um projeto pedagógico que abraçou várias disciplinas e toda comunidade escolar. A Festa da degustação – uma das ações do Projeto Farinhada Pedagógica-foi um evento que fortaleceu a parceria entre a família e a escola promovendo a interação e a união da comunidade escolar através de atividades divertidas e educativas, como oficina de culinária, momentos de convivência informal, além de criar um espaço de conexão e fortalecimento de laços afetivos entre os membros da família e a escola”.
Todas as iguarias derivadas mandioca, que formaram a grande mesa da” Festa da degustação”, foram produzidas artesanalmente pelos alunos da escola, junto aos familiares, gravando vídeos tutoriais para ensinarem ao mundo, como fazer comidas derivadas da mandioca através das redes sociais. Todas as imagens e experiências vivenciadas durante as diversas ações do projeto, estão sendo compartilhadas através de uma página interativa PADLET https://padlet.com/professorjoseiremar/projeto-farinhada-pedag-gica-2025-w1ekimtm20k3ipxi?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAacVojvRw1Bb-eIxwIb9IM3Gicdv-FLKmKy959xR4vkTHzyxYLoisP2t7vEIPw_aem_M8pov95oL4izVuoJISse5w na qual você pode interagir clicando neste link.
A Festa da degustação também teve o importante papel de estimular aos estudantes para o autodesenvolvimento através dos estudos, valorizando suas origens que são tão ricas. Para essa nobre missão, o evento contou com a ilustre presença do Procurador Geral da República, Doutor José Godoy, fazendo uma abrilhante palestra, falando sobre sua emocionante trajetória de vida que também teve origem na roça, assim como muitos dos alunos ali presentes.
Em entrevista à equipe de mídias do projeto Farinhada Pedagógica, “TV CÔNEGO” afiliada da “TV CANAFÍSTULA”, composta por alunos da turma do (9ºANO), comandada pelo repórter Paulo Oliveira, afirma o palestrante, “A escola pertence a comunidade, ela deve trazer o que há nessa comunidade, simbolicamente “derrubar seus muros” para que haja uma troca de conhecimento entre a escola e a comunidade que está em seu entorno.
As pessoas são formadas por vários conhecimentos, inclusive o da escola. Quanto mais a escola vai buscar da cultura, de história, de vivências e traz para dentro dela e o contrário disso, estará cumprindo o papel social da escola de formar o cidadão a partir do seu contexto”.
Ainda em suas palavras, Godoy enfatizou “a importância de aprender a valorizar o que é nosso, e a história de Cajá ligada ao cultivo da mandioca, a história da tapioca e tantas outras comidas que vimos aqui”. O palestrante finalizou sua fala, parabenizando a todos envolvidos no brilhante projeto que busca reconhecer e valorizar o que é nosso, demonstrado aqui na festa da degustação.
Nas palavras do Professor de História, que junto à professora de Língua Portuguesa Mikaelle, atuaram na festa como de mestres de cerimônia da Festa da degustação, Adriel Luiz ”O Projeto tem grande importância por valorizar a história e as memórias ligadas ao cultivo da mandioca, alimento que faz parte da identidade cultural do nosso povo. Através dele, os estudantes e a comunidade resgatam saberes tradicionais, reconhecendo a mandioca como base de muitas práticas alimentares, como a tapioca. Para a comunidade de Cajá, conhecida como Terra da Tapioca, essa iniciativa fortalece a preservação do patrimônio cultural, promove o sentimento de pertencimento e reafirma o valor da culinária regional como expressão viva da nossa herança histórica “.
Para o autor do projeto, professor José Iremar (Lima), a “Festa da degustação” foi um dos momentos mais emocionantes que já presenciou em uma escola.
O grau de envolvimento das pessoas de diferentes gerações, crianças, jovens, adultos, senhoras e senhores, funcionários, todos os professores, a equipe da cozinha em especial, exercendo um papel protagonismo, complementando as comidas trazidas pelos alunos e familiares, diretamente envolvidos em uma ação coletiva, preparando comidas e ensinando ao mundo sobre as riquezas culturais de Cajá através da arte. Afirma Lima, “confesso que tudo isso soprou as minhas expectativas”.
O evento contou com a participação do grupo de danças folclóricas da terceira idade, que ao som de Gonzagão, ensinou a todos como peneirar em ritmos variados. Ao som da música de Zeza Caldas (artista local), todos puderam degustar as mais variadas delícias derivada da mandioca.
O projeto “FARINHADA PEDAGÓGICA” vem realizando uma sequência de ações que são realizadas dentro e fora da sala de aula. Uma das experiências de aula de campo, foi com a “Locomotiva da roça”, levando os alunos a conhecerem todo o processo de manejo da terra, adubação, plantio e cuidados, até o processo da farinhada que será outra vivência, na casa de farinha.
Aula de campo na comunidade de Patu – São José dos Ramos
Outra ação do projeto, muito significativa principalmente para as crianças, que também participaram ativamente, foi a oficina de desenhos orgânicos, realizados na escola pelo professor José Iremar, que é também artista plástico e assina suas obras como Rodrigues Lima. A oficina de desenhos aconteceu envolvendo alunos e professores de todas as turmas da Educação Infantil.
A próxima ação do projeto será um Pod Cast à luz de candeeiro. Essa ação, tem como principal objetivo, transmitir conhecimento popular por meio da tradição oral, contações de histórias e raspando mandioca na casa de farinha, com turma da (EJA) Educação de Jovens e Adultos.
Outra ação prevista para o mês de setembro, será uma aula extraclasse, eu será realizada e em uma casa de farinha, em pleno funcionamento , para que alunos e trabalhadores do campo e da farinhada, possam trocar conhecimentos na práica. Experiência que certamente ficará eternizada na memória de cada participante, onde todos serão professores e aprendizes, na formação integral do indivíduo e seu preparo para a cidadania.
Fotos: arquivos pessoais do autor
Parabéns pela matéria! Parabéns ao brilhante profissional José Iremar Rodrigues Lima, idealizador do Projeto Farinhada Pedagógica.
Feliz em Fazer parte desse momento histórico na Escola Cônego José Maria Mesquita. A festa da degustação foi um espetáculo para a educação e cultura da terra da tapioca!
O projeto “Farinhada Pedagógica” é um verdadeiro resgate cultural! Os alunos aprendem sobre a tradição da tapioca de forma divertida e significativa, unindo saberes, histórias e sabores. O ponto alto foi a “Festa de Degustação,” onde conhecimento e cultura se encontraram em um momento de partilha e valorização das nossas raízes.