Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Fantástico exibe reportagem sobre Operação Cartola e campeonato do Botafogo em 2018 sob suspeita

 Fantástico exibe reportagem sobre Operação Cartola e campeonato do Botafogo em 2018 sob suspeita

 

O Fantástico exibiu neste domingo(15) uma reportagem especial sobre a Operação Cartola, a operação que vem sendo executada em conjunto pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil foi deflagrada logo em seguida a conquista do título do campeonato estadual pelo Botafogo-PB e investiga a manipulação de resultados de jogo não apenas do último campeonato, mas há pelo menos três anos.

Leia Também:   Diplomata brasileiro morre em Roma durante ‘jogo erótico’

Segundo a reportagem, pelo menos dez dirigentes de clubes paraibanos estão sendo investigados por participarem ativamente das manipulações dos resultados. A reportagem entrevistou os cinco árbitros que denunciaram o esquema, mas que preferiram não exibirem seus rostos. Além dos árbitros também foram entrevistados policiais que participam da investigação que iniciou-se seis meses atrás, mas que só foi deflagrada após o fim do campeonato para permitir que os policiais conseguissem mapear melhor toda a estrutura do esquema de manipulção.

A reportagem focou no Botafogo-PB e mostrou episódios onde os jogos teriam sido manipulados para favorecerem ao Botafogo-PB. O primeiro jogo a ser exibido foi o confronto foi um confronto contra o CSP na primeira rodada do campeonato e que a diretoria do botafogo teria pressionado a comissão de árbitros para que um comportamento antidesportivo da torcida do alvinegro fosse omitido nos altos do jogo evitando uma punição para o clube.

Segundo a reportagem a Polícia conseguiu coletar material que comprovava que a escolha dos árbitros para os jogos apesar de ser feita em sorteios filmados pela Federação Paraibana de Futebol era realizada pelos diretores dos clubes. Durante a reportagem também foram exibidos os comentários de dois ex-árbitros que comentaram alguns lances polêmicos e jogos que haveriam favorecido a caminhada do Botafogo-PB ao título.

Leia Também:   Elite da Polícia Civil investigará ataques contra caravana de Lula, mas o PT cobram investigação da PF

A FPF confirmou a produção do programa não possuir a intenção de anular o resultado de nenhum dos campeonatos, mas que espera que ao fim das investigações todos os envolvidos no esquema sejam descobertos e presos. Também foi informado que todos os árbitros ligados a federação paraibana foram suspensos pela Confederação Brasileira de Futebol.

Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba

1 comentário em “Fantástico exibe reportagem sobre Operação Cartola e campeonato do Botafogo em 2018 sob suspeita”

Não é possível comentar.