EU ACHO É POUCO :Seguranças de Dilma são os funcionários do Executivo que mais custaram em 2019

Seguranças de Dilma são os funcionários do Executivo que mais custaram em 2019

 

Viagens de seguranças que acompanharam Dilma a oito destinos custaram R$ 166,9 mil em 2019; valor é o mais alto de um cargo do Executivo

Dilma em avião com seguranças
Reprodução/O Antagonista

Dilma viajou com seguranças pelo Brasil, Espanha e Estados Unidos

Dois agentes de segurança da Presidência da República que atendem a ex-presidente Dilma Rousseff foram os funcionários do PoderExecutivo com maiores gastos individuais em viagens a serviço nos 100 primeiros dias de 2019. Ao custo de R$ 166,9 mil para os cofres públicos, os servidores a acompanharam em viagens pelo Brasil, na Espanha e nos Estados Unidos. Foram 101 diárias e 14 passagens aéreas.

Desde junho de 1994, um decreto instituiu o direito de ex-presidentes manterem quatro funcionários e dois veículos oficiais para segurança, custeados pela União. Na função de proteger a ex-presidente, Leandro Augusto Anderson e Jaiton Cardoso dos Santos viajaram com ela a oito destinos, como Nova York (EUA) e Sevilha (Espanha). A assessoria de Dilma Rousseff disse que “ela viajou para fora do país a convite de entidades e organizações internacionais”.

Atualmente o Brasil tem seis ex-presidentes vivos (Itamar Franco morreu em 2011) . Destes, apenas Lula não usufrui dos seguranças e carros oficiais, já que está preso em Curitiba condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.  O serviço, portanto, é prestado a José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Michel Temer.

Fonte: Último Segundo – iG/VAVADALUZ

Comentários

  1. Por Roberto Justino