A Eslováquia é o primeiro país da União Europeia a adotar oficialmente a ivermectina contra a Covid-19.

A autorização ocorreu na última quarta-feira (27), pelo Ministério da Saúde de lá, após um pedido formal do professor Ivan Schréter, CSc, o Especialista-Chefe em Doenças Infecciosas do Ministério da Saúde da República Eslovaca.

O cientista da Universidade de Toronto, Ondrej Halgas, expressou orgulho por seu país ser capaz de se tornar a primeira nação da Europa a aprovar formalmente este medicamento como complemento de vacinas e outros tratamentos. Em uma entrevista ao TrialSite, Halgas compartilhou que tem colaborado com médicos como o Dr. Pierre Kory e Paul E. Marik, bem como outros. Na Alemanha, aparentemente o uso de ivermectina cresceu, relata Halgas. Ele estava em contato com um grupo de médicos que tratava de idosos em uma casa de repouso.

A taxa de mortalidade em lares de idosos naquele país europeu (Alemanha) é de cerca de 25% a 30%. Depois de tratar cerca de 100 residentes com ivermectina, essa taxa em uma série de casos aparentemente caiu para cerca de 5% – uma enorme diferença. Claro, este não é o resultado de um estudo formal, mas, no entanto, representa mais pontos de dados do mundo real.

A informação foi repercutida pelo Portal Grande Ponto a partir do TrialSite.