Pular para o conteúdo

A ESCADA DE JACÓ ( Irmão Vava da Luz)

escada1

A.R.L.S  Itacoatiaras n4- oriente de Ingá –Pb

Prancha de Arquitetura

A ESCADA DE JACÓ

Walter Mario Gois da Luz

Irmão Vavá

 

Alguns irmãos vêm ao longo do tempo trazendo seus trabalhos de arquitetura maçônica abrangendo diversos tópicos, e em sendo assim, a minha curiosidade sobre a escada de Jacó, que nunca veio a ser motivo de elaboração de trabalho aqui entre nós, me despertou a atenção tornando-se motivo dessa peça.

Como podemos observar, no painel da loja de aprendizes de maçon. encontramos uma escada que maçonicamente chamamos escada de Jacó e que simbolicamente representa a ligação entre a terra e os céus. Sua introdução na Maçonaria deve-se a um sonho de Jacó que partindo de Bersabé para Haram, chegando a certo lugar onde passaria a noite, pegou uma das pedras ali existentes e fê-la de travesseiro dormindo profundamente e em sonho viu uma grande escada fincada na terra e o cimo batendo nos céus e os anjos de Deus subindo e descendo por esta escada.

 

 Viu também o Senhor firmado no topo da escada, que lhe dizia: “Eu sou o Senhor Deus de Abraão, teu pai e o Deus de Isaac. E prometia dar a eles e seus descendentes a terra em que ele dormia Eu darei a ti e a teus descendentes a terra em que tu dormes. A tua posteridade será numerosa, como o pó da terra; e tu te estenderás ao Ocidente, e ao Oriente, e ao Setentrião, e ao meio dia; e todas as tribos da terra serão benditas em ti e naquele que sairá de ti.

 Eu serei o teu condutor por toda a parte, por onde fores; e eu te tomarei a trazer a este país; e não te deixareis, a menos que não tenha executado tudo o que te prometi”. 

 

A bem da verdade é que são bem diversas  as interpretações sobre o sonho de Jacó, principalmente sobre o significado da escada. A mais comum é que cada degrau simboliza o esforço que ao Maçom cumpre executar para ascender até a Perfeição. Etapas vencidas e iniciações ganhas. Os degraus simbolizam os diversos planos do Universo. No Rito Escocês Antigo e Aceito, a Escada teria 33 degraus, correspondendo cada degrau a um Grau Maçônico.

Três são os símbolos que o maçom deve ter sempre em seus corações, e em mente, para se empenhar nessa caminhada. SÃO ELES: FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE, representadas respectivamente pela CRUZ, ÂNCORA e TAÇA. 

A Fé representa o primeiro degrau da escada de Jacó, pois ela é a SABEDORIA do ESPÍRITO, sem a qual o Homem nada levará a termo.
A Esperança representa os degraus intermediários, pois ela ampara e anima o espírito nas dificuldades encontradas no caminho.
A Caridade representa o último degrau, que só será atingido praticando-a, pois ela é a própria imagem dos mais puros sentimentos humanos, onde no seu ápice uma estrela de sete pontas.

È a Escada de Jacó um símbolo religioso nos mostrando que só chegaremos à morada de Deus se galgarmos degrau por degrau a escada da vida. È o símbolo do caminho para a perfeição. Sua colocação no painel do aprendiz indica que o neófito colocou o pé no primeiro degrau da escada, iniciando sua busca para o aperfeiçoamento moral. Outra visão – a esotérica – da escada de Jacó, onde anjos subiam e desciam por ela, nos mostra, simbolicamente os ciclos evolutivos e involutivos da vida num perpétuo fluxo e refluxo através dos sucessivos nascimentos e mortes.

 

A Escada de Jacob, alegoria de origem bíblica, portanto, nem sempre está presente no recinto da Loja maçônica, a não ser no desenho do Painel da Loja. Todavia, algumas Lojas costumam esculpir a escada na face frontal do Altar (ou Pedestal), no Oriente. No topo da escada há uma estrela de sete pontas. A estrela de sete pontas tem o mesmo simbolismo do número sete, que é o produto da união do ternário espiritual com o quaternário material; o sete é considerado um número perfeito, pois representa um ciclo, ou período existencial completo. Toda a mística e toda a tradição cosmogônica ocidental assim como parte da oriental, estão baseadas no sistema setenário: a escala musical tem sete notas, sete são as cores do arco-íris, sete são os chacras principais, sete são as esferas planetárias tradicionais, sete são os pecados capitais, sete foram os dias da criação, sete são as ciências liberais. A estrela heptagonal — assim como o menorá, candelabro de sete braços — também simboliza os sete planetas conhecidos na Antiguidade e as sete Ciências, ou Artes Liberais: Gramática, Lógica, Retórica, Aritmética, Geometria, Música e Astronomia.

 

Finalizo irmãos lembrando que: O MAÇOM que evolui, renova-se para o bem, transforma-se para melhor. Melhora-se, para ser o CONSTRUTOR SOCIAL, capaz de tornar FELIZ A HUMANIDADE, isto falamos e está em nossos rituais e é um dos objetivos maçônicos.

 

 Que a Glória do  G\ A\ D\ U\ a todos ilumine e guarde.

 

 

Walter Mario Gois da Luz

Irmão Vavá

C I M 2049

1 comentário em “A ESCADA DE JACÓ ( Irmão Vava da Luz)”

Não é possível comentar.