Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EM OBRAS: Vala do Futebol está sendo canalizada e coberta após mais de 30 anos de espera em Ingá

Uma importante obra esperada há mais de 30 anos pelos moradores dos bairros do Emboca, Rua Nova do Cruzeiro e Futebol, e citada em todas as campanhas eleitorais ao longo da história política de Ingá está sendo realizada.

Os ingaenses que têm mais de 40 anos de idade e acompanha a vida política da cidade devem lembra-se que a chamada Vala do Emboca ou Vala do Futebol era largamente explorada nos comícios e palestras por todos os candidatos, no entanto, os projetos nunca saíram do papel. Os prefeitos que passaram até tinham a boa vontade de realizar, mas esbarravam nas dificuldades de execução por ser dispendiosa e complicada, bem como por ficar aguardando uma parceria com governos do estado ou federal que nunca chegavam ou ficavam nos entraves burocráticos por anos a fio.

Agora, o prefeito Robério Burity decidiu não esperar mais pelos grandes projetos de saneamento básico travados em outras esferas de governos, ministérios e Funasa, e partiu para realizar a tão esperada obra com recursos próprios, iniciada no começo do mês de setembro de 2020.

Segundo o secretário de infraestrutura Martizalém Oliveira, Dem, os trabalhos já estão na segunda fase da obra que terá mais de duzentos metros de extensão quando concluída. A primeira fase que teve início na parte que pega os fundos das residências da rua Manoel Correia de Farias, bairro do Emboca, nas proximidades da atual UBS construída na gestão do ex-prefeito Manoel da Lenha, antiga Lavanderia, onde já existia as paredes laterais da vala que segue pelos fundos das residências também da Rua Nova do Cruzeiro. Esta parte já concluída.

A segunda fase da obra, que está em andamento, tem sido mais trabalhosa tendo em vista que, além da limpeza de toda área, estão sendo construídas as paredes laterais da canalização que servirá de sustentação da cobertura em blocos de laje. Esta parte segue cortando os quintais das residências localizadas entre o bairro do Futebol, Rua Nova do Cruzeiro e pontilhões de acessos.

Sem sobra de dúvidas, esta obra é de grande importância do ponto de vista sanitário, uma vez que evita o contato direto dos moradores e crianças com esgotos, mau cheiro, água contaminada, mosquitos, ratos e baratas, consequentemente evitando problemas de saúde decorrentes da falta de saneamento básico.

Obra de saneamento básico não chama tanta atenção por ficar enterrada, de modo que não desperta interesse em alguns governantes. Porém, esta mentalidade está mudando, até há pouco tempo se afirmava que a cada real investido em saneamento básico economizava-se quatro reais em saúde, no entanto, a OMS (Organização Mundial da Saúde) refez as contas e afirma que a proporção agora é de cada real investido, economiza-se 9 reais em saúde. Então vale a pena investir pensando em melhor qualidade de vida da população.

Após conclusão da obra, a tão falada Vala do Futebol, deverá servir até de nova rota de passagem para encurtar caminhos de transeuntes, trabalhadores, agricultores e estudantes que usam bicicletas para se deslocar. Uma boa sugestão seria transformá-la em trecho de ciclovia ligando os bairros do Emboca, Rua Nova e Futebol por dentro, e no futuro, até desembocar no bairro da Senzala.

fonte: Inga Cidadão

1 comentário em “EM OBRAS: Vala do Futebol está sendo canalizada e coberta após mais de 30 anos de espera em Ingá”

Não é possível comentar.