Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Por Josélio Carneiro
Em 200 anos do Senado da República apenas quatro mulheres paraibanas conquistaram mandatos. Duas pelo Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra e Zenaide Maia) e duas pela Paraíba, a atual senadora Daniella Ribeiro, que é 1ª Secretária da Mesa Diretora do Senado, e Nilda Gondim, 1ª suplente do senador José Maranhão e que assumiu o mandato por dois anos – 2021/2022, por ocasião da morte do titular. No total, desde 1826 a Paraíba soma 70 senadores entre titulares e suplentes que assumiram o cargo.
Nascida em Campina Grande, Daniella Ribeiro, é, em duzentos anos do Senado, a primeira paraibana eleita senadora pela Paraíba. Nas eleições de 2018, ela obteve 831.701 votos.
Natural de João Pessoa, filha do ex-governador Pedro Gondim, viúva do jurista e ex-deputado federal Antonio Vital do Rêgo, Nilda Gondim, mãe do senador Veneziano Vital do Rêgo e do ex-senador Vital do Rêgo Filho, atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), foi senadora no período de 2021 a 2022 e honrou o mandato como substituta de José Maranhão.
A paraibana Fátima Bezerra, nascida em Nova Palmeira, foi eleita senadora do RN no ano de 2014 e exerceu o mandato de 2015 a 2018, já que foi eleita nesse ano governadora do Rio Grande do Norte. A petista está no segundo mandato, foi reeleita em 2022.
A segunda paraibana senadora pelo vizinho estado do Rio Grande do Norte, Zenaide Maia, é natural da cidade de Brejo do Cruz, Sertão. Foi eleita em 2018 e exerce o mandato desde 2019, com encerramento dos oito anos em janeiro de 2027.
A pouca representatividade feminina no Senado da República, em termos quantitativos, é resultado da desigualdade de gênero na política e é a realidade em todo o Brasil.
Por outro lado, as mulheres, de modo geral, nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas, no Distrito Federal e no Congresso Nacional, têm dado exemplos de competência e compromisso com suas cidades, seus estados e com o País, criando leis, defendendo direitos dos cidadãos e cidadãs.
Detalhes sobre a trajetória destas quatro mulheres paraibanas no Senado Federal o leitor encontrará no livro Senadores da Paraíba – Senado 200 anos, obra que idealizei e publicarei em setembro próximo.
Daniella Ribeiro, paraibana de Campina Grande
Nilda Gondim, paraibana de João Pessoa
Fátima Bezerra, paraibana de Nova Palmeira
Zenaide Maia, paraibana de Brejo do Cruz
Você esqueceu uma nailde panta assumiu 17 dias