Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EEEEPPPPPAA :Novos tremores nas Canárias elevam preocupação de Tsunami no país

Image
Um perigo que ronda o litoral do país há mais de três anos, pode estar cada vez mais próximo de acontecer. Nesta semana ressurgiu o alerta de Tsunami, após um abalo de magnitude 5,1 na escala Richter, registrado numa ilha nas Canárias.
De acordo com o site Português, A Bola.PT,  o tremor originou vários desabamentos de terras, que por sua vez levou ao fechamento de algumas estradas da região. As pessoas que tentavam fugir da ilha ficaram presas no seu interior.
Este terramoto é o de maior intensidade nos últimos anos, segundo o Instituto Geográfico Nacional de Portugal. Os dois vulcões, El Hierro e Cumbre de Vieja, ambos localizados no arquipélago das Canárias vem dando sinais de atividade desde 2010 e os efeitos disso podem causar um tsunami no litoral brasileiro e atingir em menos de seis horas o litoral paraibano.
O vulcão está a 4.500 KM da Paraíba e uma erupção mais forte pode provocar ondas gigantes que viajariam a 800 Km/h até atingir, entre seis e oito horas, o litoral paraibano.
Estudos revelam que, caso haja uma erupção vulcânica nas Ilhas Canárias, situadas no Oceano Atlântico, poderá acontecer a tão falada onda. Mas isso só ocorrerá se for seguido de uma série de outros fenômenos, como a intensidade da erupção, uma parte específica da ilha (que é banhada pelo Atlântico) desmoronar no mar, e a velocidade dessa queda.

1 comentário em “EEEEPPPPPAA :Novos tremores nas Canárias elevam preocupação de Tsunami no país”

  1. Antes que o TSUNAMI venha ocorrer e nos atingir deu tempo pra que ficaste mais ainda conhecido na Paraíba. Estás bem na foto ao lado do Tião Lucena. Será Photoshop.. KKKKKK.

Não é possível comentar.