Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

DURMA MELHOR :Governo decide cancelar resolução que exigia curso para renovar habilitação

Governo decide cancelar resolução que exigia curso para renovar habilitação

Obrigação de se realizar cursos não só implicaria em processos burocráticos para o cidadão, mas também como em custos adicionais

BRASÍLIA – O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, determinou a revogação da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornava obrigatória a realização e aprovação em curso de aperfeiçoamento para renovação da carteira nacional de habilitação. A revogação ocorrerá na próxima segunda-feira, 19.

A decisão para cancelar a resolução 726/2018 foi encaminhada ao diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ao presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves.

Por meio de nota, o Ministério das Cidades informou que “a diretriz da atual gestão da pasta tem por objetivo implementar ações e legislações que atendam às expectativas da população”, mas com o propósito de “reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro”.

A obrigação de se realizar cursos não só implicaria em processos burocráticos para o cidadão, mas também como em custos adicionais. “Informa-se que os técnicos do Denatran, do Ministério das Cidades, seguirão na busca de alcançar o objetivo de promover a cada vez mais a segurança dos usuários de trânsito, mas sempre com absoluto foco na simplificação da vida dos brasileiros e na constante busca pela redução de custos de forma a não afetar a rotina dos condutores que precisam renovar suas carteiras de habilitação/CNHs por todo o Brasil”, declarou Baldy.

Nesta sábado, o presidente da Câmara Rodrigo Maia chegou a publicar em redes sociais uma mensagem de que aguardava essa decisão. “Vamos aguardar até a terça-feira para ver se o Contran suspende a resolução que exige curso teórico para a renovação da CNH. Lembrando que a Câmara tem a prerrogativa de aprovar um decreto legislativo sustando o ato”, declarou.

O deputado Daniel Coelho (PSDB/PE) já havia preparado um projeto de decreto legislativo neste fim de semana para pedir a suspensão da resolução. Com a medida do Ministério das Cidades, o ato será desnecessário.

3 comentários em “DURMA MELHOR :Governo decide cancelar resolução que exigia curso para renovar habilitação”

  1. Alexandre Fernandes da Silva

    O nosso país está de ladeira abaixo. Território tão rico mas, ao mesmo tempo tão pobre. É por essas e outras que estamos na situação em que estamos. Não tenho medo e receio de fazer esses cursos, só vejo desnecessário pra mim e lucrativo pra outros. Com tanta coisa pra ser corrigida…

Não é possível comentar.