Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Despacho de Celso de Mello afronta os ministros militares: “condução coercitiva ou debaixo de vara”

Despacho de Celso de Mello afronta os ministros militares: “condução coercitiva ou debaixo de vara”

Perdeu-se a compostura.

Falta de respeito.

Descortesia. Ausência de cordialidade.

O ministro Celso de Mello, que, como já exaustivamente demonstrado, parece nutrir “ódio” pelo presidente da República, resolveu despejar esse sentimento nocivo sobre os ministros militares.

Pode estar comprando uma briga indigesta.

Em seu despacho determinando a oitiva dos generais Augusto Heleno, Braga Neto e Luiz Eduardo Ramos, no inquérito que investiga as acusações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro ao presidente Jair Bolsonaro, o ministro deu a seguinte ordem:

“Cumpre advertir que, se as testemunhas que dispõem da prerrogativa fundada no art. 221 do CPP, deixarem de comparecer, sem justa causa, na data por elas previamente ajustada com a autoridade policial federal, perderão tal prerrogativa e, redesignada nova data para seu comparecimento em até 05 (cinco) dias úteis, estarão sujeitas, como qualquer cidadão, não importando o grau hierárquico que ostentem no âmbito da República, à condução coercitiva ou “debaixo de vara”, como a ela se referia o art. 95 do Código do Processo Criminal do Império de 1832, na linha do que estabeleceu valioso precedente firmado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.”

Noutras palavras, ameaçou conduzir os generais “debaixo de vara” para depor.

Um absurdo.

Onde estamos?

Leia o despacho de Celso de Mello na íntegra:

da Redação Jornal da cidade on line

O jornalismo em que você confia depende de você

3 comentários em “Despacho de Celso de Mello afronta os ministros militares: “condução coercitiva ou debaixo de vara””

  1. Por que Bolsonaro tem tanto medo de revogar a peça da bengala, resolvia logo o problema, mandava logo essa cambada pra casa. Ou será que tem a cauda ( ) presa.

  2. Eu penso que o ministro ta certo em que esses militares generais ou caralho é melhor de que ninguém ganham muito sem fazer porra nenhuma e pra ir mesmo com a policia ou de baixo de pau valeu Vavá

Não é possível comentar.