Dnocs manda fechar comportas de Boqueirão para Acauã
Medida foi considerada desrespeitosa pela Aesa. Acauã segue em estado crítico, com apenas 5,83% de capacidade
As comportas do açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, que liberavam água para abastecer o açude Acauã foram fechadas na tarde desta quinta-feira (19). A decisão foi tomada pelo Departamento Nacional de Obras Contas as Secas (Dnocs) e divulgada no Correio Debate, da TV Correio.
Em entrevista, o presidente da Agência Estadual de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, considerou a medida desrespeitosa, já que uma resolução conjunta da Aesa e da Agência Nacional das Águas (ANA) determinava a abertura das comportas de Boqueirão para abastecer Acauã, que se encontra em estado crítico, com apenas 14,7 milhões de metros cúbicos (m³) de armazenamento, ou 5,83% do total de 313,2 milhões de m³ que pode armazenar.
“A decisão do Dnocs foi desrespeitosa. A Ana determinou que deveria ser seguida a orientação da Aesa [de abertura das comportas até 30 de junho]. Recebi um ofício dizendo que as comportas de Boqueirão seriam fechadas hoje. As comportas foram abertas para levar mais água para Acauã que atende a 14 municípios. A decisão vai me obrigar a pedir de novo a ANA uma nova resolução para determinar a vazão ecológica no rio. Vou fazer isso as pressas porque esperávamos completar 30 ou 35 dias para um novo balanço”, afirmou João Fernandes.
Ao DNOCS não cabe abrir ou fechar comportas…
A competência do DNOCS é obras contra a seca, e não, está no controle das águas!
A AESA e principalmente, a ANA, compete tal requisitos…
Não seria esse Diretor do DNOCS, indicado pelo o Senador José Maranhão?
É esse mesmo Diretor fechou a Transposição do Rio São Francisco em Monteiro-PB.
Qual seria a motivação perversa, por trás de decisões tão controversas?
Teria algo POLÍTICO!?
E se esse Diretor do DNOCS é um indicado do Senador José Maranhão, não seria o caso de abrir mais ainda, esse fornecimento de água, já que o Senador, sempre foi bem votado em Ingá e Itatuba!?
Com a palavra, o Senador José Maranhão e seu pupilo Diretor do DNOCS…
Não é possível comentar.