Muitos casais sonham em ser pais, mas nem sempre engravidar é uma tarefa simples. Atualmente, há diversos tipos de exames e tratamentos que buscam identificar e tratar possíveis problemas de infertilidade . Entretanto pesquisadores suíços podem ter descoberto como engravidar com mais facilidade depois de realizem um extenso estudo sobre o assunto.

Para cientistas, a resposta de como engravidar mais fácil está em fazer sexo às 7h30 da manhã  entre março e maio

shutterstock

Para cientistas, a resposta de como engravidar mais fácil está em fazer sexo às 7h30 da manhã entre março e maio

Os especialistas do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, fizeram a análise de amostras de sêmen de 7.068 homens, com idade entre 25 e 40 anos, que estão passando por algum tratamento de fertilidade. Com as amostras, foi possível analisar a concentração espermática, a contagem total de espermatozoides, a motilidade progressiva e a morfologia normal, tudo para saber como engravidar de forma mais fácil.

A conclusão do estudo é que os casais devem fazer sexo por volta das 7h30 da manhã, a explicação dada pelos cientistas europeus é que os espermatozoides têm o próprio relógio interno e que eles são mais potentes nas primeiras horas da manhã. Outra descoberta é que o esperma apresenta tamanho e formas mais saudáveis para a fertilização nos meses de março, abril e maio – que na Suíça é primavera e no Brasil é verão/outono.

Nesse período de primavera, as chances de engravidar aumentam porque, segundo o estudo, nesse período o homem tem uma concentração maior de espermatozoides . Já no verão suíço, os pesquisadores notaram que houve declínios significativos na qualidade no esperma, e isso pode estar relacionado com as altas temperaturas.

A autora do estudo, Brigitte Leeners, acredita que a descoberta de que a qualidade do esperma é maior pela manhã pode melhorar as chances de fertilização natural . Fora isso, a especialista fala que isso também pode ajudar a aumentar as chances de engravidar através de um tratamento defertilidade .

Como engravidar: dificuldades e problemas com homens e mulheres

As descobertas de como engravidar pode ajudar os casais que querer tentar de forma natural ou por fertilização in vitro
shutterstock

As descobertas de como engravidar pode ajudar os casais que querer tentar de forma natural ou por fertilização in vitro

Esses dados trazem uma esperança para as muitas pessoas que sofrem devido a problemas de infertilidade. Cerca de um a cada sete casais não conseguem conceber um filho de forma natural, e estudos indicam que metades desses casos estão relacionados com a má qualidade do sêmen.

Guilherme Wood, médico urologista e especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva, explica que o exame de espermograma é muito importante para uma fertilização in vitro , por isso, é importante pensar em melhores formas de coleta. “A contagem de espermatozoides em homens no mundo todo diminuiu pela metade nos últimos 50 anos. Isso é muito preocupante quando estamos falando de tratamentos de fertilidade.”

Mesmo esse estudo contando com um número considerável de participantes, é preciso ter cautela, pois, de acordo com o Wood, nem sempre o problema de fertilidade está concentrado apenas no homem. “O estudo traz informações que podem ajudar muitos casais a entender como engravidar , mas é preciso investigar todos os elementos do casal, para realizar os exames corretos e encontrar as justificativas para essa dificuldade”, finaliza o urologista.