De acordo com um estudo realizado pelo Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP, aproximadamente um terço das brasileiras nunca chegou ao orgasmo, ou seja, o ápice do prazer no ato sexual. O que muitas não sabem, é que colocar a vagina para se exercitar praticando ginástica íntima – também conhecida como pompoarismo – pode ser a solução para o problema.

 

De acordo com Cátia Damasceno, o pompoarismo faz com que a mulher conheça melhor o próprio corpo
Shutterstock

De acordo com Cátia Damasceno, o pompoarismo faz com que a mulher conheça melhor o próprio corpo

Segundo a especialista em sexualidade Cátia Damasceno – que também é criadora do projeto “Mulheres Bem Resolvidas” e autora do e-book sobre pompoarismo “Aperta e Solta: O Poder da Ginástica Íntima” – a incapacidade de chegar ao clímax se chama anorgasmia e ocorre principalmente em razão da falta de conhecimento a respeito do próprio corpo e por conta de traumas ou algum tipo de vergonha construída socialmente.

Resultado de imagem para pompoarismo

Cátia explica que a vagina e o clitóris são áreas cheias de terminações nervosas, o que faz com que existam várias formas da mulher atingir o orgasmo. “O grande problema é que muitas mulheres não têm esse conhecimento e não sabem que uma simples ginástica pode mudar tudo”, conta a especialista. Como fisioterapeuta, Cátia já ensinou milhares de mulheres a praticar a ginástica íntima e explica como a prática pode facilitar e melhorar o orgasmo.

1. Aumenta o fluxo sanguíneo

Segundo Cátia, praticar os exercícios de ginástica íntima fortalece toda a musculatura vaginal e pélvica. “Só isso já aumenta a sensibilidade, porque com os músculos mais irrigados, a região fica mais sensível ao prazer”, explica ela.

Cátia também destaca que isso faz com que a região possa ser estimulada antes mesmo da penetração, intensificando as preliminares e colaborando para que fique mais fácil chegar ao clímax, já que a mulher demora mais para ficar excitada do que o homem

Outra vantagem da prática é a de que, com o aumento do controle sobre a musculatura vaginal, a mulher passa a ter mais “poderes”. Segundo a especialista, saber como controlar os movimentos dos músculos vaginais faz com que a mulher consiga criar contrações ritmadas durante o sexo , fazendo com que o orgasmo seja mais intenso.

“A mulher que pratica ginástica íntima consegue apertar mais a vagina, o que vai permitir controlar tanto a penetração quanto a ejaculação do parceiro”, afirma ela.

3. Melhora a fricção entre o canal vaginal e o pênis

Cátia explica que, após algum tempo praticando o pompoarismo, o canal vaginal fica, de certa forma, mais “apertado”, fazendo com que a fricção entre ele e o pênis aumente. “Esses mesmos estímulos também ajudam a vagina a ficar mais lubrificada e essa combinação vai contribuir muito para o orgasmo vaginal, que é justamente o mais intenso de todos. Só isso já melhora a qualidade do sexo e te deixa nas nuvens”, conta a especialista.

Ela também destaca que a prática faz com que a mulher aceite mais o próprio corpo e seja mais livre, feliz e plena. Quer tirar mais dúvidas sobre sexo? Acompanhe a coluna da Cátia Damasceno  no iG Delas!